Lei em prol dos autistas é sancionada em 𝖲𝖺𝗇𝗍𝗈 𝖠𝗇𝗍𝗈𝗇𝗂𝗈 𝖽𝖾 𝖩𝖾𝗌𝗎𝗌

Tia Adriana também promove audiência pública sobre o tema

Publicado em 18/04/2022 - 09:06

Santo Antônio de Jesus (BA) – Ainda no mês azul, de conscientização ao autismo, a vereadora Tia Adriana,  de 𝖲𝖺𝗇𝗍𝗈 𝖠𝗇𝗍𝗈𝗇𝗂𝗈 𝖽𝖾 𝖩𝖾𝗌𝗎𝗌,  teve a Lei de n⁰ 1655/2021, de sua autoria, sancionada. A lei institui no município o Programa de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Em relação à saúde bucal, os autistas apresentam alta prevalência de cárie e doença periodontal, provavelmente pela dieta cariogênica e dificuldades na higiene bucal, comuns em pacientes especiais.

“O autismo apresenta diversos aspectos, que dificultam muito a abordagem odontológica, embora muitas alternativas possam ser tomadas para viabilizar esta relação, como o condicionamento comportamental, para que haja promoção de saúde bucal. Cada conquista é motivo de nos alegrar, ainda temos muito que avançar, mas tudo no tempo de Deus”, disse Tia Adriana.

Audiência Pública – No último dia 12, a vereadora Tia Adriana promoveu a audiência pública, na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, em alusão ao “Abril Azul”, mês de conscientização à pessoa com autismo, com o tema: “Autismo e suas dificuldades na Sociedade.”

“Confesso que não sabia muito sobre o que foi tratado nessa plenária, e perplexa fiquei com cada depoimento de pais e mães, além de advogados (as) e psicólogas da área, sobre as dificuldades que vem enfrentando para inclusão e os direitos dos seus na sociedade. Realmente, lugar de autista é em todo lugar”, disse a vereadora.

O evento contou com as palestras da advogada Drª Carla Sacramento, ativista do tema, e da psicóloga Milena Oliveira.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend