Kalina Veloso foca na força da mulher para diminuir a desigualdade

A republicana tem projetos firmes voltados à proteção e capacitação feminina

Publicado em 09/11/2020 - 17:00

Natal (RN) – A republicana Kalina Veloso se candidatou pela primeira vez nas eleições deste ano. Candidata à vereança de Natal, ela é um exemplo do que a representatividade pode exercer. Em 2019, ela trabalhou com a deputada federal Aline Gurgel e de cara percebeu que no Republicanos a mulher tem vez e voz. A partir daí ela decidiu arregaçar as mangas e ir em busca de um sonho: aumentar o alcance dos trabalhos sociais que já desenvolve há um bom tempo.

Mãe, formada em gestão pública e fotógrafa, Kalina acredita que o lugar da mulher é quando ela se assume dona de si para alcançar voos altos. “Eu penso que todos nós viemos a esse mundo para fazer a diferença na nossa vida e na vida do outro. Por isso eu sempre corri atrás do que eu acredito. Na época da faculdade eu me engajei no movimento estudantil e foi aí que eu percebi a minha vocação em olhar para o outro. Como fotógrafa eu enxerguei a oportunidade de dar voz ao que sempre defendi”, conta.

Confira a entrevista abaixo para conhecer ainda mais a republicana:

Entrevista

Mulheres Republicanas – Como ingressou na política?

Kalina Veloso – Durante 26 anos fui assessora parlamentar passando pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e da Câmara de Vereadores de Natal. Em 2014, eleita vice presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, me identifiquei com a causa e decidi me empenhar a bandeira da mulher.

Mulheres Republicanas – Qual seu objetivo como pré-candidata?

Kalina Veloso – Fui vítima de violência doméstica aos 16 anos e sofri abuso aos 11 anos. Assim, percebi a fragilidade causada pelo sistema machista que muitas de nós passamos e que não conseguimos sair  por medo ou por não termos apoio Então, decidi sair candidata para usar minhas habilidades e vocação para dar continuidade ao trabalho que já faço às vítimas de violência doméstica e incentivar o empreendedorismo feminino.

Mulheres Republicanas – Por que escolheu o republicanos?

Kalina Veloso – Já tinha uma simpatia pelo partido quando em 2019 trabalhei com a deputada Aline Gurgel. Um partido que principalmente valoriza os mandados femininos, além de defender uma gestão municipalista, seguir uma linha tênue de centro/direita.

Mulheres Republicanas – Como você vê o papel da mulher na política?

Kalina Veloso – Nós mulheres temos a capacidade de mudar histórias, a começar pelas nossas. É necessário ocuparmos todos os espaços aos quais nos são dados como oportunidade. Temos uma participação pequena num universo de 52% do eleitorado feminino, aumentar a representatividade política é criar mais mecanismos que assegurem os direitos da mulher .

Mulheres Republicanas – Qual sua prioridade se eleita?

Kalina Veloso – Eleita vereadora de Natal, meu primeiro compromisso é a instalação do Gabinete Lilás, que dará suporte às vítimas de violência doméstica no atendimento jurídico e psicológico. O local irá atender também mulheres, crianças e adolescentes, assim como o projeto Florescer, este capacitará as mulheres dos bairro, incentivando-as ao empreendedorismo feminino. Em seguida, essa mulher poderá participar da “Feira Florescer”  para apresentar e vender o seu negócio nos bairros

Mulheres Republicanas – Qual o seu diferencial na política?

Kalina Veloso – Hoje eu faço com o mínimo e certamente farei muito mais através de uma instituição. Pois consigo agregar ao poder público e privado intensificando projetos e ações para o público feminino.

Texto: Gabbriela Veras | Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: arquivo pessoal

Reportar Erro