Justiça Eleitoral registra recorde de brasileiros aptos a votar

Falta menos de um mês para as Eleições 2020 e a deputada Aline Gurgel fala da importância da participação plena de todos

Publicado em 27/10/2020 - 18:33

Brasília (DF) – A festa da democracia se aproxima e a campanha eleitoral nos municípios só vem crescendo. Essa mobilização está se refletindo, inclusive, no número de brasileiros aptos a votar nas eleições deste ano. De acordo com a Justiça Eleitoral, o número é 2,66% maior do que o registrado em 2016. Para que o exercício da cidadania seja feito de forma plena, a deputada federal Aline Gurgel (Republicanos-AP) fala sobre a importância de todos participarem da ocasião de forma consciente.

“A gente tem que participar das decisões políticas do nosso município, temos que olhar o plano de governo, as propostas dos nossos vereadores e vereadoras, para saber se estão incluídas as questões da mulher, da primeira infância, infraestrutura, saneamento básico, educação de qualidade. Isso tudo temos que olhar. Temos sim que participar, assistir todos os programas de candidatas. Só assim poderemos garantir melhorias”, esclareceu.

A republicana destacou ainda a responsabilidade que as mulheres devem enfrentar nesse período eleitoral. “A gente precisa participar do debate político e também participar das decisões políticas do nosso estado. É ainda mais necessário e importante que uma mulher participe desse trâmite, pois quando ela precisa trabalhar e precisa de creche para deixar seus filhos, isso passa pelos prefeitos que têm a competência de instituir, fazer funcionar e construir creches”, concluiu.

O maior crescimento do eleitorado foi no Amazonas, com 7,88% (2.503.269). Por outro lado, Tocantins foi o único estado onde houve redução de 0,17% no número de votantes (1.035.289). São Paulo exibe o mais robusto colégio eleitoral (33.565.294), tendo contabilizado alta em relação a 2016, ficando acima da média nacional: 2,69%. Somente a capital paulista tem 8.986.687 pessoas aptas a votar. Cabe ainda ressaltar que o menor eleitorado nacional está em Araguainha, em Mato Grosso: 1.001 eleitores.

As mulheres são 52,49% do eleitorado (77.649.569). Os homens totalizam 47,48% (70.228.457) Além disso, 0,03% não informou gênero (40.457). Como há dois anos é permitido o uso do nome social no título, 9.985 pessoas exercerão tal direito no título, em novembro.

Texto: Gabbriela Veras / Ascom – Mulheres Republicanas Nacional, com informações do TSE
Foto: Reprodução

 

Conheça o Espaço do Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de materiais de propaganda, dúvidas frequentes, E-book do Candidato Republicano, orientações sobre a legislação eleitoral, dicas para campanha nas redes sociais e outros. Acesse agora e aproveite ao máximo tudo que preparamos para ajudar você durante a campanha.

Reportar Erro