Junho foi um ano de muita produtividade para as Mulheres Republicanas

Destacamos a comemoração de um ano da Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica, que ajudou a salvar a vida de muitas mulheres durante a pandemia

Publicado em 15/1/2022 - 08:00

Brasília (DF) – O segundo semestre do ano de 2021 foi muito produtivo para o Mulheres Republicanas. Tivemos projetos em prol das mulheres, aniversário de um ano da campanha do sinal vermelho contra a violência doméstica, campanhas de solidariedade e a terceira edição do Curso de Lideranças Femininas, desta vez no estado do Goiás.

Abrimos o mês, na Região Sudeste, no estado do Rio de Janeiro, com a vereadora Tânia Bastos defendendo, mais uma vez, projetos em prol das mulheres. Foi protocolado, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, o Projeto de Lei nº 138/2021, que dispõe sobre qualquer tratamento diferenciado, entre homens e mulheres, nas premiações de eventos e competições esportivas, públicas e privadas, no âmbito do município do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, na cidade de Francisco Morato, a prefeita Renata Sene lançou o Plano Municipal de Redução de Riscos, mais uma conquista para a população. Ela participou da audiência pública para elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O plano é parte integrante da Ação de Apoio à Prevenção de Riscos em Assentamentos Precários no âmbito do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos.

Para garantir programa de qualificação para as mulheres Sul Fluminenses, a secretária nacional do Mulheres Republicanas e deputada estadual Tia Ju participou, ao lado da deputada federal Rosangela Gomes e da secretária Cristiane Britto, da aula inaugural do projeto Qualifica Mulher, no Rio de Janeiro, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) e do MMFDH. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e tem o objetivo de capacitar 850 mulheres do estado.

Ainda na Região Sudeste, a vereadora de Betim, em Minas Gerais, Angela Maria solicitou nova sede da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) na cidade. A republicana protocolou um requerimento na câmara solicitando a instalação de uma nova sede DEAM, além de outras solicitações que visam o conforto, os direitos e o bem-estar das mulheres betinenses.

Em Brasília, Região Centro-Oeste, a secretária nacional de política para as mulheres, Cristiane Britto, também teve um mês agitado na garantia de direitos das mulheres. A gestora participou de ações de ações para divulgar projetos que garantem os direitos das mulheres e assim, o fortalecimento delas nos espaços de poder e o combate à violência doméstica, como o “1º Webinário Educacional Pró-Beleza Brasil e marcou presença na 3º Edição do Fórum Nacional Responsabilize-se, com o tema: “As Empresas e os Direitos da Pessoa com Deficiência, da Mulher e da Família”.

Com o aniversário de um ano da Campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica, Cristiane participou do evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Com o frio de junho e julho, a campanha de solidariedade “Vem me Aquecer” ganhou força no Mulheres Republicanas do Distrito Federal. Elas arrecadaram e entregaram doações de roupas de frio. As doações aconteceram durante todo o mês de maio. Foram milhares de itens recebidos e entregues às mais de 100 famílias atendidas.

Na Região Norte, a deputada Aline Gurgel foi coautora da Lei nº 14.164/2021, sancionada pelo Presidente da República, que institui a Lei da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. Ela altera a lei nº 9.394/2016 que trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir nos currículos escolares conteúdo de prevenção à violência contra a mulher. A deputada também comemorou o fato de o substitutivo ter incluído o Projeto de Lei 4318 /2019, que institui em todo território nacional a Campanha “Namoro sem Violência” de prevenção e conscientização nas relações afetivas de namoro entre jovens e adolescentes. Uma conquista!

Finalizando o mês de junho, o Mulheres Republicanas do Goiás recebeu o Curso de Lideranças Femininas, com o objetivo de levar às mulheres os conceitos de democracia, cidadania, política e ética, além de prepará-las para as eleições de 2022. A anfitriã foi a secretária estadual do movimento, Rosa Bravo. No Mato Grosso, a vereadora mais jovem do Republicanos, da cidade de Indiavaí, a republicana Rhillary Milleid, propôs o projeto que dispõe sobre o programa Municipal de Enfrentamento e Erradicação da Pobreza Menstrual. A republicana defende palestras educacionais sobre menstruação, como um processo natural, nas escolas e redes municipais de ensino.

Fechamos o mês de maio, com o tradicional “Troféu Mulher Nota 10”, na Região Sul do país, com uma homenagem às mulheres inspiradoras, de iniciativa do Mulheres Republicanas do Rio Grande do Sul. Por meio da secretária Beth Colombo, o movimento homenageou somente três mulheres, em vez de 10, como é de costume, devido à pandemia do Covid-19. A entrega dos troféus foi realizada de forma individual, respeitando os protocolos de prevenção.

Nada de férias, a retrospectiva de julho está de tirar o fôlego. Por aqui não tem descanso. Todos juntos, trabalhando pelos direitos das mulheres.

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas

Reportar Erro
Send this to a friend