Francisco Morato recebe Plano Municipal de Redução de Riscos

Além das ações para a prevenção de riscos, o município paulista receberá uma unidade do Poupatempo, informa a prefeita Renata Sene

Publicado em 06/06/2021 - 08:00

Francisco Morato (SP) – Mais uma conquista para a população de Francisco Morato, cidade da prefeita Renata Sene (Republicanos). Na última segunda-feira (31/5), a chefe do Executivo participou, ao lado do capitão do Corpo de Bombeiros, Robson Mitsuo, do primeiro dia da audiência pública para elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que vai até o próximo dia 7. O plano é parte integrante da Ação de Apoio à Prevenção de Riscos em Assentamentos Precários no âmbito do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos.

Segundo a prefeita, o PMRR é uma conquista da cidade e consiste num instrumento de planejamento para o diagnóstico do risco e a proposição de medidas estruturais para a sua redução, considerando a estimativa de custos, os critérios de priorização e a compatibilização com outros programas nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.

“O Plano contém medidas de prevenção e correção para reduzir ou erradicar os riscos de escorregamentos, alagamentos, enchentes e inundações no município de Francisco Morato”, explicou a republicana.

A partir desse conjunto de ferramentas é possível dimensionar o problema, nortear as ações necessárias (estruturais e não estruturais) para reduzir ou erradicar as situações de risco de deslizamentos no município. O Plano Municipal de Redução de Riscos foi elaborado com base na Lei Federal 12.608/2012, que estabelece aos municípios a responsabilidade no estudo de áreas de risco, de forma a mapear os pontos mais críticos e apontar quais problemas podem acontecer em cada local, como enchentes, deslizamentos e quedas de barrancos.

Participaram da audiência representantes da Defesa Civil do Governo Estadual, secretários municipais e da Câmara de vereadores.

Francisco Morato terá um Poupatempo

A republicana também comemorou a unidade do Poupatempo para a cidade de Francisco Morato. No último dia 25, Renata esteve na capital de São Paulo, na sede do governo do estado, onde assinou o convênio para a implantação da unidade do equipamento. Dos 10 municípios contemplados, Francisco Morato foi o que recebeu o maior valor: o aporte de R$ 10.225.520,06 que será destinado a obras de infraestrutura urbana da cidade.

“Estou muito feliz por mais essa conquista que chega pra Francisco Morato mesmo em tempos tão difíceis como o que estamos enfrentando com a pandemia. Mais uma vez agradeço ao Governo do Estado e aos deputados Jorge Wilson – xerife do Consumidor (Republicanos/SP), entre outros envolvidos, que têm acreditado em nosso trabalho e contribuído com nossa luta na busca por trazer melhorias para o povo moratense”, disse.

Fonte: Prefeitura de Francisco Morato
Texto: Gisele Rocha / Ascom Mulheres Republicanas
Foto: cedida

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend