Fran Somensi cria no Rio Grande do Sul projeto de combate à Psoríase

No projeto, republicana institui política estadual para diagnóstico precoce e tratamento da doença

Publicado em 03/11/2020 - 17:38

Porto Alegre (RS) – A deputada estadual Fran Somensi (Republicanos-RS) preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Portadores de Psoríase e Artrite Psoriática na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com isso, a republicana protocolou, na última quinta-feira (29), projeto de lei que visa estabelecer no estado um programa estadual de diagnóstico precoce a tratamento da doença na rede pública de saúde.

Os procedimentos vão desde a capacitação e treinamento de profissionais da saúde para identificação e acompanhamento dos pacientes, até a elaboração de protocolos clínicos e procedimentos terapêuticos.

O texto prevê, além das diretrizes gerais do programa, uma parceria com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, que por sua vez, poderá coordenar o apoio aos municípios para organização e implantação das linhas de cuidado que trata a Política Estadual para Diagnóstico e Tratamento Precoce da Psoríase. “Este é um projeto que vem sendo trabalhado desde 2019 junto à Psoríase Brasil por meio da presidente Gládis Lima, que comanda uma organização não governamental que apoia pessoas diagnosticadas com a doença e busca o acesso universal aos tratamentos”, explica Somensi.

Segundo o projeto, ainda caberá ao estado promover o acesso aos exames para o diagnóstico e o tratamento da psoríase, de forma mais célere, em todas as unidades da rede pública de saúde; regular o encaminhamento dos pacientes que necessitam de procedimentos médicos e, ainda, apoiar os municípios na regulação e no fluxo de usuários entre os pontos de atenção da rede de atenção à saúde, visando a garantia das referências e das contra-referências regionais.

Para Fran Somensi, a prevenção na área de saúde, é uma das formas mais baratas de gastos com saúde e também é uma das aplicações de recursos que possui os maiores retornos. “É um grande avanço não só nos cuidados com quem tem a doença, mas para toda a sociedade que passa a ter mais conhecimento sobre o assunto. Incluindo este programa de atendimento como política pública do Estado, estamos contribuindo também para diminuir o preconceito que ainda existe em relação ao tema”, finalizou a parlamentar.

Cuidado à Psoríase

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase é uma doença inflamatória, imunomediada, crônica da pele, que atinge cerca de 1,6% da população no Brasil. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. No Brasil, dados obtidos junto à Psoríase Brasil, organização não governamental, mostram que há 5 milhões de pessoas convivendo com a doença em suas diversas manifestações. Sua causa ainda não foi completamente decifrada.

A psoríase Brasil e a sociedade Brasileira de Dermatologia esclarecem que a psoríase não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados por meio de tratamento. O tratamento adequado evita várias comorbidades, como a artrite psoriásica, o alcoolismo, a depressão, a obesidade, diabetes, hipertensão arterial, síndrome plurimetabólica, uveíte e doença inflamatória intestinal.

É válido saber que estudos mostram que a psoríase aumenta o risco de ataque cardíaco, derrames e de suicídio. Ou seja, a garantia do melhor tratamento acarreta não apenas melhoria na qualidade de vida da pessoa e aumento de sobrevida, mas, também, otimização dos recursos do SUS e da previdência na medida em que o agravamento da doença ou o desdobramento em comorbidades demandam procedimentos e tratamentos mais caros, além de aposentadorias e licenças remuneradas.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Fran Somensi
Edição: Carolina Ribeiro / Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

 

Conheça o Espaço do Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de materiais de propaganda, dúvidas frequentes, E-book do Candidato Republicano, orientações sobre a legislação eleitoral, dicas para campanha nas redes sociais e outros. Acesse agora e aproveite ao máximo tudo que preparamos para ajudar você durante a campanha.

 

Reportar Erro