Fios de Vida completa um ano de resgate da autoestima de mulheres com câncer

O projeto é uma iniciativa da vereadora de Manaus, Mirtes Salles

Publicado em 09/10/2020 - 08:56

Manaus (AM) – Buscar políticas públicas para mulheres é um papel incessante para a vereadora e secretária estadual do Mulheres Republicanas de Manaus, Mirtes Salles (Republicanos). Pensando em resgatar a autoestima da mulher vítima de câncer, em pleno Outubro Rosa, a republicana criou há um ano o Projeto Fios de Vida, Doar Cabelos é um gesto de amor.

A iniciativa que faz aniversário no próximo dia 10 de outubro, já beneficiou 12 mulheres. Para Mirtes Salles, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. “Nossa ideia é resgatar a autoestima dessas meninas e mulheres, mostrando que elas podem sim ficar bonitas e femininas com o uso dessas perucas. Com o Fios de Vida, construímos um caminho de amor e sonhos, propiciando um recomeço para essas pacientes, não apenas com câncer de mama, mas também vítimas de escalpelamento, alopecia, entre outras doenças causadoras da queda de cabelo. E como estamos no Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, nosso projeto ganha ainda mais força”, explicou Mirtes.

A dona de casa Marinei da Silva Maquiné (37), é o retrato de quem enfrenta o câncer de mama e sofre com a queda de cabelo. “No primeiro momento, não senti muito, pois queria que o tratamento fizesse efeito logo. Mas com o tempo, meu filho perguntava quando o cabelo ia crescer. Tudo isso mexeu comigo e me deixou mais forte para buscar a cura. O projeto me ajudou bastante e me devolveu a autoestima”.

Para doar é muito fácil, lembrando que pode ser qualquer tipo de cabelo. Apenas é necessário seguir as seguintes recomendações: O cabelo precisa ter comprimento de no mínimo um palmo (15 cm) e ficar bem preso com um elástico; é preciso avisar ao cabeleireiro que o corte será para doação e depois colocar o cabelo cortado em um saco plástico ou uma caixa.

Importante lembrar que durante esse primeiro ano do projeto, já foram recebidas mais de 23 doações. Para mais informações sobre o projeto, é só entrar em contato pelo WhatsApp: (92) 99288-9548.

Texto: Ascom Mirtes Salles
Edição: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: divulgação

Reportar Erro