Entrevista com Tia Ju, reeleita deputada estadual no RJ

Republicana recebeu mais de 63 mil votos

Publicado em 23/11/2022 - 09:00

Rio de Janeiro (RJ) – O Mulheres republicanas vem realizando uma série de entrevistas com as principais republicanas que foram eleitas em outubro. Hoje, a entrevistada será Jucélia Oliveira Freitas, a Tia Ju (Republicanos-RJ), reeleita com 63.373 votos para o terceiro mandato seguido como deputada estadual.

Nascida em 19 de janeiro de 1968, em Conceição do Jacuípe (BA), Tia Ju é pedagoga e pós-graduada em direito da infância e da juventude pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio (FEMPERJ) e também, atual Secretária Nacional do Mulheres Republicanas. “Uma alegria e um desafio. Alegria porque conseguimos fazer o que fomos eleitas para fazer, que é cuidar de quem precisa. Criamos e aprovamos leis importantes para a sociedade. E desafio porque ainda precisamos superar as adversidades, transformar o estado do Rio de Janeiro em um lugar menos desigual, mais inclusivo e com oportunidade para todos”, afirmou a deputada.

Sua trajetória de vida e sua postura ética e combativa na política justificam não só o respeito que conquistou entre os colegas parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), mas também a credibilidade junto aos órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário e às entidades representativas da sociedade civil, principalmente na área da infância.

Vida pessoal

Tia Ju ganhou seu apelido ainda muito jovem, quando realizava trabalhos educativos voluntários com crianças carentes, adolescentes infratores e dependentes químicos de sua cidade natal.

A baiana é casada há quase três décadas com o Pastor Pedro de Queiroz Freitas, da Igreja Universal do Reino de Deus, e mãe adotiva de Moisés, de 11 anos.

Membro da IURD há vários anos, foi coordenadora da Educação Bíblica Infanto-Juvenil (EBI) e em trabalho conjunto com outras equipes da igreja, foi supervisora de criação e desenvolvimento de projetos pedagógicos infanto-juvenis ligados à educação e à formação de valores, através de diversos meios, com destaque para os manuais, jornais, revistas impressas e publicações digitais.

Histórico de votação

Tia Ju foi eleita para o primeiro mandato a ALERJ em 2014 com 74.803 votos, segunda mulher mais votada na eleição. Em 2018, foi reeleita com 56.766 votos, tendo reconhecido e destacado o trabalho realizado em defesa da população.

Atividade parlamentar

Durante os dois primeiros mandatos na Câmara fluminense, Tia Ju foi líder da bancada do Republicanos, fez parte do Comitê pela Prevenção de Homicídios de Adolescentes no Rio de Janeiro, em parceria com a UNICEF; integrou a Comissão de Representação brasileira que acompanha os trabalhos da Comissão sobre o Estatuto da Mulher das Nações Unidas – CSW/ONU, e foi Coordenadora da Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (FENACRIA) na Região Sudeste.

Foi a primeira mulher negra a ocupar um cargo na Mesa Diretora da ALERJ, como terceira vice-presidente. Também presidiu a Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso em duas oportunidades e da Frente Parlamentar Pró-infância, Adolescência e Adoção e foi membro da CPI do feminicídio e fundadora do Fórum Permanente de Diálogo com as Mulheres Negras.

Secretária de Assistência Social do Rio

Em janeiro de 2020, Tia Ju se licenciou do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da cidade do Rio de Janeiro. Com expertise na área social, peincipalmente na defesa dos direitos de crianças, adolescentes, idosos, mulheres e negros, deram base ao trabalho que a gestora realizou no órgão do Poder Executivo municipal.

Assim que assumiu o cargo, Tia Ju passou a se dedicar integralmente a garantir o pleno funcionando de todos os equipamentos mantidos pela Secretaria, entre eles os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), e as Centrais de Recepção para População em Situação de Rua.

Mas o maior desafio na frente da pasta foi o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Atuando na linha de frente, com o trabalho voltado para a proteção das populações em situação de vulnerabilidade, a gestora acabou sendo contaminada pelo vírus, mas logo foi curada e tão logo, reassumiu as suas funções, com muita coragem e criatividade.

Projetos e plataformas políticas

Autora de mais de 156 leis em defesa das mulheres negras e das minorias, Tia Ju recebeu diversas premiações por conta do trabalho desenvolvido. Entre as homenagens, o Prêmio Internacional Mulher Negra destaque América Latina, na Colômbia, e a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, em 2012, destinada a mulheres que se destacaram em favor de causas democráticas, humanitárias e culturais.

Outra bandeira da parlamentar é a adoção. A republicana é antiga militante da causa, em especial, da chamada adoção tardia, voltada para crianças com mais de 8 anos, e que tenha irmãos ou com alguma doença. Ela também é madrinha da Caminhada de Adoção, realizada todos os anos na Praia de Copacabana e que conscientiza e incentiva a adoção de crianças e adolescentes que estão à espera de uma família.

Com todo esse reconhecimento ao trabalho desde o início de sua trajetória política, Tia Ju segue com muita determinação, coragem e transparência em suas ações.

Leia mais:

Republicanos também bate recorde de estaduais eleitas pelo Brasil

Eleições 2022: confira a lista dos republicanos eleitos pelo Brasil

Republicanos elege deputadas na Região Sudeste

 

Texto: Ascom deputada estadual Tia Ju
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend