Em seminário do PRB Mulher, Paulo Cesar Oliveira destaca importância de investir em capacitação feminina

Evento que reuniu 350 militantes de todo o Brasil lançou Caderno de Resoluções elaborado em parceria com a FRB.

Publicado em 30/11/2015 - 00:00

Brasília (DF) – Coordenadoras estaduais, municipais e integrantes do movimento republicano feminino reuniram-se na noite da última sexta-feira (27), no Centro de Convenções do Complexo Brasil 21, na capital federal, para o 1º Seminário de Formação Política. A abertura contou com a participação do presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Paulo Cesar Oliveira, que destacou a importância de investir, cada vez mais, em cursos, palestras e debates para a capacitação do público feminino. A iniciativa é da deputada federal e coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes.

O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, iniciou seu discurso com uma poesia de Barbosa Filho: “Mulher, indescritível criatura, cuja incansável e inestimável força de viver nos torna insignificantes diante dela”. O líder destacou que o momento atual é propício para colher o investimento dedicado à militância feminina. “Tenho certeza que todas vocês foram alcançadas, de alguma forma, com o que o PRB Mulher tem de melhor. Chegou a hora da contrapartida. Meu desejo é que muitas mulheres sejam candidatas e eleitas a prefeitas e vereadoras do PRB no ano que vem”, disse.

Rosangela Gomes comparou as republicanas ao ipê, que pode nascer em áreas inóspitas e, ainda assim, subsiste. “Estamos vivendo um deserto na política, na economia, mas quero reforçar que nós, do PRB Mulher, somos como os ipês, que florescem no deserto. Não importa o que aconteça, vamos continuar marchando rumo à democracia”, enfatizou. A líder nacional do movimento feminino citou Martin Luther King: “Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria minha macieira”.

O tesoureiro nacional do PRB, Mauro Silva, falou sobre o início do movimento e o crescimento alcançado. “Acho que fui convidado a vir aqui para ajudar a contar um pouco da história de vocês, pois acompanho o trabalho desde os primeiros passos. O PRB Mulher começou pequenininho e hoje se tornou a militância mais ativa e organizada do partido. Agora, cada coordenadora é também uma semente em seu respectivo estado. E contribui para a disseminação da boa política. Tenho certeza de que, onde chegamos ainda é pouco, perto de tudo o que o PRB Mulher vai alcançar”, declarou.

Em seminário do PRB Mulher, Paulo Cesar Oliveira destaca importância de investir em capacitação femininaSegundo Paulo Cesar Oliveira, “ao propor um seminário com este viés informativo e de capacitação, o PRB Mulher exemplifica, de maneira muito inteligente, a importância de formar cidadãs cada vez mais preparadas e dotadas de conhecimentos úteis para o seu desenvolvimento. A mulher possui talentos muito singulares, que tornam diferente e especial qualquer atividade que realiza. Na política então, é uma líder nata, capaz de arrastar multidões em favor de uma causa justa”.

Compuseram a mesa diretora ainda, a ex-senadora e atual republicana, Serys Slhessarenko; a jornalista e escritora Patrícia Lages; o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Luiz Alfredo Salomão; a deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ), a prefeita de Chapadinha (MA), Ducilene Belezinha; e a deputada federal Mariana Carvalho. A banda “Samba das Meninas” deu tom à descontração antes do início dos discursos.

Estiveram presentes o secretário nacional do PRB, Evandro Garla; o coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira; o deputado distrital Julio Cesar Ribeiro; a vereadora da cidade de Patrocínio, Greice Elias (PRB-MG); a vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) e diversas lideranças da legenda.

Caderno de Resoluções e novo clipe do PRB

Dois lançamentos marcaram a abertura do seminário. Primeiro, o clipe do jingle oficial do PRB. O vídeo é uma produção da Conect Filmes e tem letra e música do cantor e deputado federal Ronaldo Martins, do PRB Ceará. Destaque da noite, o segundo lançamento foi do Caderno de Resoluções do PRB Mulher, elaborado e editado em parceria com a FRB, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da instituição.

O material apresenta as principais propostas da militância feminina para os dez temas debatidos no 1º Congresso Nacional, realizado em agosto de 2013, em Brasília. Educação inclusiva, saúde da mulher, segurança pública e autonomia econômica são alguns dos assuntos abordados. A publicação será distribuída para todos os diretórios do PRB nos estados.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga / Ascom – FRB

 

Reportar Erro