Encontro de Republicanas reuniu cerca de 300 mulheres para falar de política
Publicado em 2/9/2024 - 10:59 Atualizado em 4/9/2024 - 13:44
Paraty (RJ) – Na última quinta (29), o Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher participou do “Encontro de Mulheres 10”, realizado em Paraty, litoral sul do estado do Rio de Janeiro. O encontro, que reuniu cerca de 300 mulheres, foi uma iniciativa do candidato do Republicanos à prefeitura da cidade, Zezé Porto (Republicanos), para falar da importância delas estarem inseridas no meio político, para transformar a sociedade.
Representando a coordenadora nacional do Observatório, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e deputada federal licenciada, Rosangela Gomes (Republicanos-RJ), estava Rosana Ribeiro, membro da Executiva Nacional do órgão. A republicana falou na oportunidade a todos os presentes sobre o papel da mulher na política e a trajetória do Republicanos que ao longo dos seus 19 anos, comemorado no último dia 25 de agosto, prezou sobre o cuidado da pauta feminina e o crescimento delas na sociedade. “Nós mulheres precisamos estar unidas e engajadas para fazer a diferença. Precisamos nos preparar para assumir postos que são nossos por direito. Ao longo dos anos o Republicanos tem dado vez e voz às mulheres e para as eleições de 2024 não será diferente”, disse Rosana.
Durante a solenidade, além de apresentarem todo o otimismo para o pleito deste ano, as mulheres presentes também apresentaram ao candidato Zezé Porto, documento que firma compromisso deles com a causa feminina. “As mulheres têm sim que buscar o espaço delas na política. Sei que foram diversas reuniões para que esse documento ficasse pronto e aqui está. Nós firmamos esse compromisso e agradeço de todo o coração a todas as presentes pelo apoio e confiança. Vamos à luta mudar a cidade de Paraty”, falou Zezé.
Entre as presentes, a candidata a vereadora pelo Republicanos Jaqueline Fernandes. “Amei poder contar com a participação do Observatório. Foi extremamente esclarecedor cada ponto colocado durante o evento. As mulheres de Paraty estão confiantes e querem assumir suas cadeiras no parlamento. Já deu certo,” comentou.
Por fim, Rosana Ribeiro completou. “É importante salientar também que infelizmente ainda nos deparamos com inúmeros casos de violência política contra a mulher, e para isso a nossa agremiação desenvolveu o órgão do Observatório que tem por objetivo acolher as mulheres republicanas vitimadas pela violência política de gênero. Contem conosco para o total apoio à causa”.
Texto: Ascom Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher
Fotos: cedidas