Em Comissão, Ireuda apresenta campanha informativa sobre violência doméstica

A “Marias, Salvem suas vidas!” irá alertar sobre os dados do feminicídio

Publicado em 15/2/2021 - 09:31 Atualizado em 24/5/2021 - 12:05

Salvador (BA) –  A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher de Salvador deu a largada em mais uma campanha que preza pela integridade física das mulheres. Presidida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), a Comissão inicia a campanha “Marias, salvem suas vidas! ”. O objetivo é promover uma série de ações para alertar sobre o feminicídio, que é o assassinato de mulheres por motivações de gênero.

Com a expectativa da mobilização durar todo o mês de março, a vereadora acredita que a campanha será uma resposta necessária aos casos que vem crescendo. “Os números são reveladores em vários aspectos, e são preocupantes, porque regredimos e algo precisa ser feito com urgência. Além disso, vemos o quanto as mulheres negras estão em condições absurdamente mais vulneráveis, mostrando o quão longe o machismo e o racismo podem chegar juntos”, diz Ireuda.

De acordo com o Monitor da Violência, o índice de feminicídios cresceu 2% em 2020 em relação ao ano anterior, muito em função da pandemia, que aproximou ainda mais as vítimas de seus agressores. Do total, 73% das vítimas eram mulheres negras. Entre as ações estão previstas uma sessão regimental, no dia 8 de março, na Câmara Municipal de Salvador (CMS), sobre violência contra a mulher, e blitz contra o feminicídio em várias localidades de Salvador.

Luta contra a violência

A vereadora Ireuda também é autora de projetos que preveem a criação da Guardiã Maria da Penha na Guarda Municipal e a Guardiã Maria da Penha nas Escolas. A republicana também é idealizadora do SIMM Mulher, serviço municipal responsável por capacitar e encaminhar mulheres ao mercado de trabalho.

Texto e foto: Ascom | Vereadora Ireuda Silva
Edição: Gabbriela Veras | Ascom Mulheres Republicanas Nacional

 

Reportar Erro
Send this to a friend