Meta é ampliar bancada feminina nas casas legislativas e eleger Aline Gurgel como prefeita de Macapá
Publicado em 3/9/2024 - 09:30
Macapá (AP) – Sob a liderança de Aline Lorena, o Mulheres Republicanas Amapá tem promovido uma série de ações para estimular a participação feminina na política e nos espaços de poder. O movimento dispõe de 12 executivas municipais ativas no estado. Para as eleições deste ano, 28 candidaturas femininas foram registradas. Entre os principais nomes está o de Aline Gurgel à Prefeitura de Macapá. A republicana, que é presidente do Republicanos Amapá, ex-deputada federal e ex-secretária de Assistência Social do estado, tem sua trajetória política marcada por uma defesa incansável das mulheres e crianças. Dentre outros nomes também se destacam, na disputa à Câmara Municipal de Macapá, das republicanas Fernanda Marroque e Aline Medeiros.
Em entrevista, Aline Lorena compartilhou os desafios e metas do movimento no estado, destacando a aposta do Republicanos nas mulheres. Ela ressaltou que, apesar das barreiras enfrentadas, as mulheres jovens têm conquistado cada vez mais espaço. “Venho do movimento de juventude com muita garra e sonhos. Nossas mulheres jovens vêm ganhando espaço no nosso estado”, afirmou.
Entre as iniciativas promovidas pelo Mulheres Republicanas, Aline mencionou a capacitação de mais de mil mulheres republicanas e o lançamento do prêmio “Mulher em Destaque”. Ela também enfatizou a importância da evolução da participação feminina na política. “Mulheres precisam ter voz para lutar pelos nossos direitos com um olhar especial e cuidadoso. A evolução acontece todos os dias, quando acordamos e vamos à luta”, disse.
Aline Lorena falou sobre a relevância da representação feminina em cargos de liderança. “A importância é grandiosa, mulheres lado a lado, governando por igualdade. A liderança feminina é essencial para um desenvolvimento social e econômico”, apontou.
Quanto às metas do Mulheres Republicanas Amapá para 2024, ela explicou que o objetivo é que “as vereadoras possam estar à frente desse pleito eleitoral, assumindo cargos e lideranças importantes, conquistando seus espaços em seus respectivos municípios. Nosso desafio é eleger as 28 mulheres nesse pleito eleitoral de 2024”.
Lorena completa: “Mulheres, precisamos cuidar das pessoas. Venham fazer parte do Mulheres Republicanas 10, o maior partido que tem nos capacitado e dado espaço e voz”.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional