Eleições 2022 e retrospectiva do trabalho

Artigo escrito pela deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP)

Publicado em 26/10/2022 - 09:52

São Paulo (SP) – Os parlamentares que irão assumir a partir de 2023, suas vagas na Câmara dos Deputados vêm de disputadas acirradas durante a campanha. Com número recorde de pessoas aptas a votar se comparado a 2018, tornou essa eleição a maior do Brasil.

E com muito trabalho, chegamos a 94.787 mil votos em 499 municípios, sendo reeleita e me tornando a única mulher eleita como deputada federal pelo Republicanos no estado de São Paulo.

Em todo estado de São Paulo tive o voto de confiança das pessoas como na capital, ABC, Baixada Santista, Osasco e várias cidades do interior. Esse é o resultado de muita dedicação durante quatros anos de mandato, período em que destinei, ao todo mais de 60 milhões em emenda parlamentar, apoiando o trabalho de 90 instituições e municípios paulistas. Durante o mandato, apresentei 32 projetos de autoria, 28 de coautoria e 14 indicações. Ao todo, são 74 proposições e destas, 35 voltadas para a área da pessoa com deficiência e autismo uma das minhas bandeiras. Além disso, defendi 308 propostas legislativas e participei de 1.590 votações nominais.

Entre alguns projetos, destaco o Projeto de Lei 2190/2019, que implanta a Política Nacional de “Emprego Apoiado” e também o Projeto de Lei 4734/2019, que prevê assistência 24h pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher em todo o país, onde participamos da inauguração de DDM’s on line em todo estado de São Paulo.

Ressalto também, o PL 3436/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer, para incluir a garantia de assistência fisioterapêutica aos pacientes submetidos à cirurgia de mastectomia, e ainda, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 49/22 que inclui os serviços de beleza como design de sobrancelhas, cílios, micropigmentação e depilação na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) para que esses profissionais sejam reconhecidos.

Mas a valorização da minha atuação parlamentar também vem de fora. Fui indicada ao Prêmio Congresso em Foco por quatro anos consecutivos. O concurso reconhece o trabalho dos políticos e os mais atuantes do Congresso Nacional. Na última edição, em 2022, concorri as categorias “Melhores na Câmara” e “ Defesa da Educação”, voltada para parlamentares que, desde o início do ano, mais se destacaram na defesa de propostas legislativas e de ações públicas que contribuam para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade. A categoria especial Defesa da Educação tem o apoio da organização não governamental “Todos pela Educação”.

Atualmente, sou primeira procuradora-adjunta da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e secretária estadual do Republicanos Mulher, movimento social que tem o objetivo de engajar mais mulheres na política. E enquanto secretária estadual, tenho trabalhado incansavelmente, pois acredito que a participação da mulher nos espaços de decisão, fortalece a democracia.

Entendo que é preciso aprimorar as campanhas de incentivo à presença da mulher nos espaços políticos. Também é importante alertar as mulheres sobre a importância de votar em outras e encorajá-las a concorrer a cargos políticos. Outro ponto, é combater a violência política contra as mulheres. Além disso, os partidos podem preparar cursos de capacitação às mulheres que desejam ocupar cargos públicos.

Quero agradecer a Deus e a todos que confiaram seus votos a mim. Daqui para frente, quero trabalhar para que as proposições de minha autoria, que já estão em tramitação, sejam aprovadas em Plenário e sancionadas pelo Executivo. Na área orçamentária, continuar indicando emendas para municípios do meu estado e instituições que têm comprometimento com a causa que defendem e com seus assistidos para que a população tenha o melhor atendimento. Busco estar mais próxima da população, ouvindo demandas e atendendo suas necessidades e sempre defender os valores da família e os princípios cristãos, porque assim teremos uma sociedade mais justa e solidária.

O trabalho continua!

Foto: Douglas Gomes

*Os artigos publicados no Portal Republicanos são de responsabilidade de seus autores

Reportar Erro
Send this to a friend