Ei eleitor, você está preparado?

A jovem republicana Carolina Zaqppas conta como se prepara para as eleições

Publicado em 21/10/2020 - 18:34

Brasília (DF) – Estamos a menos de um mês das eleições 2020. Eleitores de todo o país poderão escolher seus representantes nas prefeituras e câmaras municipais de suas cidades. Para participar com sucesso da festa da democracia, os mais de 147 milhões de cidadãos devem se atentar a detalhes importantes. A republicana gaúcha Ana Carolina Zappas, não vê a hora de participar desse momento tão importante para a política brasileira.

“Hoje eu só tenho 17 anos e sei da importância do meu voto. Pensando nisso, quando completei 16, fui à Justiça Eleitoral fazer meu título de eleitor. E eu como mulher, jovem e republicana não deixo de pesquisar sobre os candidatos da minha cidade. Todo mundo quer um incentivo ao esporte, a melhoria na saúde, educação. Nas eleições de 2020 eu vou votar pela primeira vez e fica uma dica: procurem candidatos que querem as mesmas coisas que você, as mesmas melhorias, que são parecidos com vocês. Pesquise, analise e vote. Sendo assim, meu voto é consciente e faz a diferença”, conclui.

Além dos pontos destacados pela jovem, é importante que o eleitor baixe o aplicativo E-título. Ele permite que você verifique se está apto a votar, consultando a sua situação eleitoral.  Verifique também o seu local de votação, que pode ter sido alterado este ano. Com o E-Título você também valida documentos, obtém diversas certidões, quita multas eleitorais, verifica o seu local de votação e até justifica a sua ausência em caso de necessidade. Ele é gratuito e tem versões compatíveis com os sistemas operacionais iOs e Android.

No dia 15 de novembro, no primeiro turno, não se esqueça de medir a sua temperatura antes de sair para votar. Caso tenha febre ou tenha tido sintomas de Covid nos últimos 14 dias, fique em casa e justifique sua ausência pelo E-Título. Se você estiver se sentindo bem, não deixe de votar! Dirija-se à sua Seção Eleitoral e leve seu título de eleitor impresso ou o seu E-Título, juntamente com um documento oficial com foto. Não se esqueça de verificar com antecedência a bateria do seu celular!

Outra medida importante é uso da máscara de proteção facial. Use-a corretamente, cobrindo o nariz e a boca, durante todo o tempo em que estiver nas imediações da sua Seção Eleitoral. Mantenha distância mínima de um metro em relação a outras pessoas e não se esqueça de higienizar suas mãos com álcool em gel antes e depois de votar. Se puder, leve também sua própria caneta. É um fator a mais de proteção para todos.

A Justiça Eleitoral está tomando todas as medidas necessárias para preservar a saúde de todos os eleitores e mesários. A biometria, por exemplo, não será exigida este ano para evitar maior contato. Somente a sua assinatura será coletada.

Texto: Gabbriela Veras | Ascom Mulheres Republicanas Nacional e Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do Tribunal Superior Eleitoral
Foto: cedida

 

Reportar Erro