Deputada Fran Somensi defende inclusão da Educação como atividade essencial

A republicana acredita que a volta às aulas é necessária com os cuidados implementados

Publicado em 27/02/2021 - 08:10

Porto Alegre (RS) – A deputada estadual Fran Somensi (Republicanos-RS) defendeu a volta às aulas no Rio Grande do Sul com todos os cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus. O projeto de lei 144/2020 prevê aulas presenciais mesmo nos municípios cuja classificação da bandeira esteja preta, ou seja, com atividades não-essenciais bloqueadas. A previsão é que o texto vá para a pauta de votação na próxima terça-feira (2).

O projeto, que a princípio previa a inclusão de atividades relacionadas à educação presencial como serviço essencial, recebeu uma emenda para que toda a educação do estado também seja classificada em tal critério. A deputada explica: “Acredito que seja a hora das crianças voltarem para a escola, e mais do que isso, precisamos que o processo educacional tenha continuidade. É complicado a escola atender de forma presencial em uma cor de bandeira e remotamente em outra. As crianças ficam confusas e isso prejudica o aprendizado. Com o Projeto, é possível que as escolas e os alunos consigam se organizar melhor”, explica Fran.

A deputada, que agora também faz parte da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, reforça que é muito importante a colaboração de todos para que a medida seja implementada com segurança. “Já estamos há um ano tratando do problema da pandemia, as crianças, os pais e professores já têm domínio completo dos cuidados que são necessários. Precisamos dar um voto de confiança para eles. Se todos colaborarem, seguindo os itens de segurança que foram propostos, é possível sim ter segurança nas salas de aula”, finaliza.

O PL 144/2020 é o primeiro da pauta que será votada na Sessão do dia 2 de março. Para que passe na Assembleia e vá para sanção do Governador Eduardo Leite (PSDB) é necessária a maioria simples. Ou seja, a metade dos deputados presentes mais um.

Texto e foto: Ascom deputada estadual Fran Somensi
Edição: Gabbriela Veras | Ascom Mulheres Republicanas Nacional

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend