Deputada Fran Somensi comanda audiências sobre os efeitos da pandemia

As duas reuniões trataram sobre saúde e economia, os setores mais afetados pela Covid-19

Publicado em 23/03/2021 - 08:20

Porto Alegre (RS) – A retomada do setor econômico e ações emergenciais de combate à pandemia foram temas de duas audiências virtuais comandadas pela deputada estadual Fran Somensi (Republicanos-RS), na semana passada.

O objetivo foi debater com os demais parlamentares soluções práticas, efetivas e unificadas que possam proteger a saúde da população e a economia local.

A republicana, que preside a Frente Parlamentar de Ações Preventivas direcionadas ao Combate do coronavírus e aos impactos da pandemia, contou como foi o encontro: “Tivemos um debate extremamente qualificado nesta audiência, com representantes de diferentes setores, mas pensamentos e defesas ponderadas e convergentes, que certamente irão contribuir muito com as ações práticas e efetivas que estamos buscando junto ao governo do Estado. Nós precisamos buscar uma saída definitiva para as milhares de famílias que dependem do comércio, dos serviços, da hotelaria, do nosso turismo, do setor de eventos, afinal todos são essenciais”, defende Somensi.

Com grande participação e engajamento de diferentes setores da economia gaúcha, a Audiência pública promovida reuniu representantes de entidades de todo o Estado com o intuito de buscar alternativas para a retomada definitiva do setor econômico, principalmente, comércio, bens e serviços, os mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia.

Estiveram presentes representantes da Fecomércio-RS, da Câmara da Indústria e Comércio (CIC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH), Associação Gaúcha de Varejo e FEDERASUL. A audiência configurou a segunda rodada de debates falando sobre ações emergenciais no enfrentamento à pandemia.

Segundo a presidente da frente parlamentar, o objetivo inicial dos trabalhos será levantar as sugestões das categorias e alinhar ações propositivas a serem levadas ao governo do Estado, com o aval e participação efetiva das categorias envolvidas.  Este material também poderá servir de base para estabelecer políticas públicas promovidas dentro da própria Assembleia Legislativa por meio de projetos de Lei apresentados pela frente.

Saúde

A audiência virtual sobre as ações emergenciais de combate à pandemia teve como o objetivo o encontro de soluções práticas, efetivas e unificadas que possam proteger a saúde da população, freando o atual colapso no sistema de saúde, da mesma forma que buscará proteger e dar previsibilidade ao setor econômico, que também sofre com o fechamento do comércio e dos serviços.

A abertura do primeiro debate foi feita por quatro especialistas da área médica, que trarão suas defesas e experiências no enfrentamento à pandemia. A audiência foi o primeiro ato organizado pela Frente Parlamentar em defesa das ações preventivas de combate ao coronavírus e aos impactos da pandemia no Estado do Rio Grande do Sul, proposta e presidida pela Deputada Fran Somensi, que também é Farmacêutica, especializada em farmacologia aplicada  e criadora do projeto Farmácia Solidária no Estado. “Nós estamos em um momento muito crítico da pandemia onde precisamos de ações mais práticas e efetivas para frear esse colapso no sistema de saúde. Entendemos a importância da vacina, mas até que tenhamos toda a população imunizada, precisamos organizar e unificar as ações Estaduais, rever os protocolos de atendimento primário, promover ações a curto e médio prazo, que possam proteger a saúde da população e dar previsibilidade ao setor econômico, que também está à beira de um colapso”, conclui a parlamentar.

Texto: Anderson Barros | Ascom Deputada Fran Somensi com a colaboração de Gabbriela Veras | Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: divulgação

Reportar Erro
Send this to a friend