Cristiane Britto participa de sessão sobre direitos humanos na ONU

Ministra apresentou ações desenvolvidas para o setor durante a gestão

Publicado em 17/11/2022 - 10:00

Genebra (Suíça) – A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto (Republicanos), participou na última segunda (14), da 41ª Sessão do Mecanismo da Revisão Periódica Universal, realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça.

Durante o discurso de abertura do evento, Cristiane mostrou a contribuição do governo brasileiro para a entrega dos estudos para a RPU e o empenho para a melhoria das políticas públicas de direitos humanos. “Pela primeira vez na história, o governo federal incluiu no planejamento das políticas públicas o critério de atendimento às recomendações da RPU, de forma que as ações de cada uma das unidades integrantes da pasta de Direitos Humanos pudessem refletir e compreender os acordos construídos neste espaço durante o terceiro ciclo do mecanismo”, lembrou a ministra.

Criada pela ONU, a Revisão Periódica Universal tem como função, monitorar a situação dos direitos humanos em todos os países membros das Nações Unidas, com todos os países se avaliam um ao outro. Com isso, Japão, Paraguai e Montenegro foram as nações que revisaram o documento apresentado pelo Brasil para a RPU.

Além do relatório, a delegação brasileira, que contou com representantes das pastas das Relações Exteriores, Saúde, Educação, Cidadania e Justiça e Segurança Pública, também apresentou ações de promoção e proteção dos direitos humanos para imigrantes, refugiados, população LGBT, liberdade religiosa, igualdade racial, assistência social e combate a tortura. O Auxílio Brasil, programa de distribuição de renda que ajudou a manter as famílias que perderam a renda durante a pandemia de Covid-19, também foi destacado.

Ao final da participação, Cristiane Britto exaltou a posição do governo brasileiro em defesa da vida em qualquer momento. “O diferencial deste governo foi o investimento na família brasileira, a defesa de valores que, com a assinatura da Declaração Consensual de Genebra, deixa claro que são inegociáveis para nós, como a proteção da vida desde a concepção. Esse é o posicionamento que representa o pensamento da maioria absoluta dos brasileiros e essas são as instituições que sempre lutaremos para preservar: Deus, Pátria, Família e Liberdade”, concluiu a ministra.

Agenda

Ainda em Genebra, a ministra Cristiane Britto também participa da 108ª sessão do Comitê para Eliminação da Discriminação Racial. A iniciativa traz à tona, debate acerca de políticas para igualdade racial e proteção de povos e comunidades consideradas tradicionais.

Texto e foto: Ascom Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Reportar Erro
Send this to a friend