Cristiane Britto e Rosangela Gomes participam do lançamento da “Operação Maria da Penha”

A iniciativa é do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, por meio da secretaria nacional de Políticas para as Mulheres

Publicado em 23/8/2021 - 08:00

Brasília (DF) – As republicanas Cristiane Britto, secretária nacional de Políticas para as Mulheres e a deputada federal Rosangela Gomes (RJ) participaram do lançamento da operação Maria da Penha, em Brasília, que aconteceu no Ministério da Justiça, na última quarta (18). A Operação Maria da Penha tem como objetivo enfrentar a violência doméstica contra a mulher e aprimorar o sistema de proteção às vítimas.

A iniciativa é do Ministério da Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG), com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

De 20 de agosto a 20 de setembro, diferentes instituições dos governos federal e estaduais vão promover ações para qualificar o atendimento às vítimas, reforçar o cumprimento de medidas protetivas, além de conscientizar a população sobre a importância de denunciar as agressões. “Vai ser mais uma iniciativa de sucesso do MMFDH. Quero destacar que com essa operação a qualificação e padronização do atendimento às vítimas via ligação para o telefone 190, será intensificado, assim como o acompanhamento das medidas protetivas de urgência às mulheres assistidas pelas “Patrulhas Maria da Penha” ”, disse Cristiane Britto.

A deputada federal, Rosangela Gomes comemorou a iniciativa da secretaria. “A secretária Cristiane Britto está fazendo um grande papel na SNPM. Essa é mais uma ação que vai fortalecer o enfrentamento a violência contra a mulher. Parabenizo também ao MMFDH pela iniciativa”, destacou a parlamentar que é autora da Lei contra a violência política à mulher.

A operação permitirá a coleta de indicadores que servirão como diagnóstico e fomento à elaboração de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. A Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública fará integração entre os atores envolvidos e o acompanhamento dos indicadores da Operação.

Fonte: MMFDH
Texto: Ascom – MMFDH
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend