Cristiane Britto anuncia a campanha ‘Filia Mulher’ do Governo Federal

A secretária nacional de Política para Mulheres anunciou a campanha no dia que o Brasil comemorou 90 anos da conquista do voto feminino

Publicado em 2/3/2022 - 08:00

Brasília (DF) – Com o objetivo de aumentar a representatividade feminina na política e o incentivo à filiação das mulheres nos partidos, a secretária nacional de Política para Mulheres, Cristiane Britto, anunciou o lançamento da campanha ‘Filia Mulher’, de iniciativa do Ministério da Mulher, da Família, e dos Direitos Humanos.

A campanha foi anunciada, nas redes sociais da gestora, no dia em que se celebra o aniversário de 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil, comemorado no dia 24 de fevereiro.

Cristiane ressalta que a missão do ‘Filia Mulher’ é atuar para estimular a participação das mulheres na política e, assim, garantir o maior número de candidatas eleitas. O segmento feminino representa 52% do eleitorado brasileiro e precisa ocupar também espaços no ambiente político. “A representatividade feminina na política se reflete em mais políticas públicas para as mulheres. Desde o ano de 2020, nós estamos trabalhando nisso, então nada mais simbólico do que celebrar os 90 anos da conquista do voto feminino no país incentivando a filiação partidária”, afirma a secretária Cristiane Britto.

De acordo com dados do Inter-Parliamentary Union, organização que reúne os parlamentos dos países ligados à ONU, o Brasil está na 142ª posição no ranking de participação de mulheres no congresso nacional. De todas as Américas (38 países e 18 dependências), o Brasil supera apenas o Paraguai (144ª), Bahamas (151ª) e Belize (154ª). No Brasil, em 2020 apenas 15% dos eleitos eram mulheres, e em 2018, elas representavam 16% do total.

Como se filiar ao Republicanos

Em outubro de 2021, a Secretaria Nacional do Mulheres Republicanas lançou a campanha nacional ‘Mulher, a política precisa de você. Filie-se!’, que aumentou em todo Brasil, a lista de filiações femininas da sigla. A campanha foi idealizada pela deputada estadual, Tia Ju, que também é secretária nacional do movimento e apoiada pelo presidente nacional do Republicanos, o deputado federal, Marcos Pereira, que afirma que no Republicanos a mulher não é cota, é sim, necessidade.

Desde então, a campanha foi realizada pelas executivas estaduais do movimento em todo Brasil. De acordo com o calendário eleitoral, o prazo de filiação partidária para as próximas eleições termina no dia 2 de abril de 2022.

Para facilitar o processo de filiação de mulheres no Republicanos e garantir a inserção de mais mulheres na política, o movimento feminino do partido, em parceria com a Agência Republicana de Comunicação (ARCO), desenvolveu um espaço específico (landing page) para a campanha “Mulher, a política precisa de você. Filie-se!”, nova campanha de filiação do Mulheres Republicanas nacional. A landing page pode ser acessada por meio do link filiacao-mulheres | Republicanos10.

Fonte: MMFDH
Texto e Edição: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend