Segundo a especialista Helen Assumpção, o curso é uma oportunidade para que as republicanas obtenham mais confiança e segurança na gestão de suas redes sociais
Publicado em 27/5/2022 - 15:04
Brasília (DF) – Não é segredo que as redes sociais explodiram nos últimos anos, e se tornaram uma das ferramentas mais importantes para quem quer disputar um cargo político. Com o passar do tempo, ela se transformou no meio de comunicação essencial, uma grande aliada para a conquista do eleitor, tornando cada vez maior o destaque do marketing digital nas campanhas eleitorais.
Uma pesquisa de opinião do Instituto DataSenado aponta a influência crescente das redes sociais como fonte de informação para o eleitor, o que pode em parte explicar as escolhas dos cidadãos nas eleições de 2018. Quase metade dos entrevistados (45%) afirmaram ter decidido o voto levando em consideração informações vistas em alguma rede social. A pesquisa também apontou que, com relação às eleições, as redes sociais que tiveram maior impacto nas eleições foram o Facebook (31%), o WhatsApp (29%), o You Tube (26%), o Instagram (19%) e o Twitter (10%).
Para não deixar as republicanas de fora desse fenômeno, o Mulheres Republicanas, em parceria com a Fundação Republicana Brasileira (FRB), lançou a Escola de Formação de Candidatas Republicanas, para mulheres filiadas do partido e que vão disputar as eleições deste ano. Nesta matéria, vamos destacar o módulo 2, que tem como tema “Como usar a força das redes sociais a seu favor”, que será ministrado pela Coordenadora Nacional de Comunicação do Republicanos, a jornalista Helen Assumpção.
Helen comanda a Agência Republicana de Comunicação (ARCO), e é especialista em Comunicação Política, com MBA em Marketing Digital, pela Fundação Getúlio Vargas e em Marketing Eleitoral, pela ESPM. Helen já atuou como chefe de gabinete parlamentar e esteve à frente da coordenação do então PRB Mulher do Distrito Federal. Também idealizou e coordenou três edições do Curso Comunica 10 para assessores de comunicação do partido.
A jornalista afirma que muitas pessoas erram na estratégia para suas redes sociais porque não conhecem como elas funcionam, não conseguem mensurar a importância de um bom planejamento digital, e não conseguem decidir sobre quais recursos e ferramentas utilizar para obter melhores resultados. Infelizmente, muitas pessoas ainda consideram que rede social é apenas postar e curtir. “A Escola de Formação de Candidatas Republicanas chega para oferecer um curso estratégico e de fácil compreensão, que vai permitir que as republicanas obtenham mais confiança e segurança para a gestão de suas próprias redes sociais, podendo, com isso, ampliar a presença digital, atrair novos públicos, aumentar o engajamento, potencializar a entrega dos conteúdos, e tantos outros benefícios”, frisou.
Neste módulo, as pré-candidatas vão aprender o uso tático do WhatsApp em campanhas eleitorais; a performance em lives, vídeos e fotografia para internet; a planejar campanhas em redes sociais e a enfrentar as Fake News e gerenciar possíveis crises.
A Escola de Formação de Candidatas Republicanas, explora técnicas atualizadas que auxiliam a coordenação de elementos essenciais na atividade política, desde firmar marca e posicionamento, a administrar redes sociais e conciliar o digital com lições primordiais no dia a dia. A inscrição e o conteúdo programático, estão disponíveis AQUI. As vagas são limitadas e o curso é gratuito!
Fonte: Agência Senado
Texto: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida