Centro de atendimento a mulheres vítimas de violência é inaugurado em Cajazeiras (BA)

Com quase 500 m², o espaço é voltado para o atendimento psicológico, social, psicopedagógico e de orientação à mulher em situação de violência doméstica e familiar

Publicado em 21/12/2020 - 10:30

Salvador (BA) – A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Rogéria Sanltos (Republicanos-BA), entregou o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande II. Com quase 500 m² e prevista no Planejamento Estratégico Municipal, o espaço é voltado para o atendimento psicológico, social, psicopedagógico e de orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência doméstica e familiar. O prefeito ACM Neto também esteve na solenidade.

De acordo com o prefeito, as mulheres vítimas de violência terão no espaço todo o suporte técnico das equipes que foram devidamente qualificadas, treinadas e preparadas para lidar com essas situações. “Será dada toda a orientação para que essas mulheres possam dar um passo de libertação, de integridade física e de preservação da própria vida, saindo dessa situação de ser vítima no próprio lar”, disse ACM Neto. Ele ainda complementou que crianças que também sofrem maus-tratos junto com as mães também vão receber apoio no Cream.

Funcionamento

O Centro Arlette Magalhães possui cinco salas de atendimento, além de dois laboratórios destinados ao programa Beleza Pura, que, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), vai oferecer cursos na área da beleza como cabeleireira e manicure. Há, também, uma cozinha industrial para o programa SPMJ Gourmet, que, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), irá oferecer cursos na área da gastronomia. Abriga, ainda, duas salas para aulas teóricas e laboratório de informática, dentre outros ambientes.

De acordo com a secretária Rogéria Santos, esse é um novo modelo com promoção de autonomia financeira para mulheres, principalmente neste momento em que a pandemia trouxe um contexto desfavorável, como o desemprego. Inicialmente, o funcionamento do Cream será diário, das 8h às 17h, mas a intenção é de que o atendimento seja em esquema de plantões 24h.

“Esta casa vai estar integrada ao sistema do município onde, inclusive, se a mulher necessitar de um acolhimento provisório, será transferida para o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) para garantir a proteção dessa mulher”, completou a titular da SPMJ.

Homenagem

O Centro de Referência homenageia a viúva do ex-senador Antônio Carlos Magalhães e ex-primeira dama do estado, falecida em 2017. “A gente fica muito feliz e agradecido de coração pela homenagem, escolhendo o nome da minha avó. Era uma mulher muito firme, de uma força extraordinária e que possuía um papel de liderança familiar, além de uma pessoa de muita fé e de fazer inúmeras ações sociais em Salvador e na Bahia. Que a força da minha avó ajude as mulheres para que possam acreditar e superar todas as dificuldades”, disse ACM Neto.

Texto: Secom – Salvador
Foto: Ascom SPMJ

Reportar Erro
Send this to a friend