Celso Russomanno destaca importância das mulheres na política

Para o deputado, as mulheres possuem uma sensibilidade que é necessária para poder legislar

Publicado em 14/08/2020 - 18:46

São Paulo (SP) – Deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo Republicanos em 2020, Celso Russomanno explicou porque acredita ser importante a inserção de mais mulheres na política. A fala do deputado surge, em especial, porque o Republicanos Capital SP pretende investir nas candidaturas femininas para as eleições municipais. Pois, de acordo com o presidente municipal Marcos de Alcântara, as mulheres da sigla estão empenhadas e “querem ser candidatas porque entendem a importância de sua participação na política”.

De acordo com Celso Russomanno, as mulheres possuem uma sensibilidade que é necessária para poder legislar. Conforme acrescenta, seu trabalho realizado ao longo dos últimos seis mandatos tem incluído na pauta essa necessidade de inserção feminina. “Desde 1995, quando eu assumi o meu primeiro mandato, eu trabalho para aumentar a quantidade de mulheres nos partidos políticos, para que elas tenham mais oportunidades”, disse ele durante live realizada pelo Republicanos Capital SP.

“A presença da mulher na política é importantíssima, porque ela tem a sensibilidade que o homem costuma não ter para legislar. E é essa comunhão entre parlamentares homens e mulheres que faz a diferença para que tenhamos mais cidadania”, disse o deputado.

Em outros momentos, como durante uma sessão plenária do Parlamento do Mercosul, em 2017, no Uruguai, Celso Russomanno destacou o grande número de mulheres que integravam a delegação do Brasil. Já em 2018, pediu por maior integração não somente entre os países do Mercosul, mas também com as mulheres, “na condição de igualdade”.

Celso Russomanno ressalta ainda que “tudo o que a gente já construiu na legislação para a proteção da mulher vítima de agressão, ou em relação ao feminicídio, só existe porque hoje há uma bancada de senadoras e deputadas no Congresso Nacional maior do que era anteriormente, e que tem a sensibilidade de levar essas dificuldades das mulheres, que é a maior população do país”. Conforme dados de 2019 da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres representam 51,8% da população.

Para a secretária municipal do Mulheres Republicanas São Paulo, Zuleika Ferreira, a visão demonstrada pelo deputado ajuda a reforçar essa luta. “Contribui demais com os desafios que nós mulheres enfrentamos, pois sabemos o quão forte é o preconceito que existe na política e na sociedade, até mesmo entre as próprias mulheres. Receber o apoio à causa no Republicanos, por esses olhares sensíveis, nos faz crer que nossas dores estão sendo percebidas”, afirma Zuleika.

Texto: Flávio Ribeiro / Ascom – Republicanos Capital SP
Foto: Ascom – deputado federal Celso Russomanno

Reportar Erro