Capacitação de mulheres republicanas e ações de filiação pelo Brasil marcam mês de novembro

Secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju (RJ), também empossou a nova executiva do movimento em Rondônia

Publicado em 25/1/2022 - 08:00

Brasília (DF) – Novembro foi marcado por visitas de várias mulheres republicanas, em Brasília. A capital federal recebeu a vereadora republicana de Oiapoque, no Amapá, Lilia Karipuna, com toda sua representatividade indígena. Também esteve em Brasília a republicana Patrícia Mendes, prefeita de Marituba, no Pará.

Na Região Norte, Maria Yvelônia, secretária nacional de Assistência Social, integrou comitiva do Ministério da Cidadania no Amazonas. A republicana visitou municípios e tribos indígenas, e participou de conferências estaduais. O objetivo foi entender o cotidiano e a realidade dos municípios, além das necessidades da população em situação de vulnerabilidade social.

A secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju (RJ), também empossou a nova executiva do movimento em Rondônia. Jucilene Moraes, vereadora de Candeias do Jamari, recebeu a missão de comandar o movimento feminino do estado e ampliar a participação feminina nos espaços de poder.

No Nordeste, o governo do Ceará anunciou a construção de 80 novos Centros de Educação Infantil (CEIs), um deles em Paraipaba, cidade administrada pela republicana e prefeita Ariana Aquino. Cada novo CEI proporciona uma estrutura adequada para o aprendizado e desenvolvimento de até 208 crianças de 0 a 5 anos de idade.

Em Paudalho, em Pernambuco, o Mulheres Republicanas promoveu um ato de filiação para ampliar a participação feminina na política na cidade. A ação também aconteceu em Vitória da Conquista, na Bahia.

Na Região Sudeste, em Francisco Morato (SP), a prefeita republicana Renata Sene deu posse ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMMULHER), um órgão colegiado, permanente, deliberativo, propositivo, controlador, autônomo em suas funções e fiscalizador das políticas públicas municipais dirigidas às mulheres.

Mulheres Republicanas promove 1º webinário no Piauí

Com o lema “Mulher, a política precisa do seu protagonismo”, o Mulheres Republicanas Piauí promoveu o 1º webinário do movimento no estado, com transmissão ao vivo. O tema, a “Preparação e Desafios para Eleições 2022”. O evento contou com uma série de palestras preparatórias para a vida política e pessoal das pré-candidatas.

Representação na Unale

Tia Ju foi eleita vice-presidente da Região Sudeste da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em uma Assembleia-Geral Ordinária realizada em Mato Grosso do Sul. No mesmo estado, também foi realizado o II Curso de Formação Política, que contou com a parceria da Fundação Republicana Brasileira (FRB).

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas
Fotos: Cedidas

Reportar Erro
Send this to a friend