Candidatura de Janaína Naumann é oficializada em Guarapuava (PR)

A Justiça Eleitoral deferiu o pedido da republicana, que é a primeira mulher a concorrer à prefeitura da cidade

Publicado em 21/10/2020 - 14:22

Guarapuava (PR) – Neste domingo (18), a Justiça Eleitoral deferiu o registro de seis candidatos ao cargo da prefeitura de Guarapuava. Entre os pedidos oficializados, está a candidatura da primeira mulher a concorrer ao cargo na história da cidade: a republicana Janaína Naumann. A biomédica explica que é uma honra escrever uma história diferente para a política da cidade.

“Tenho muito orgulho de toda essa trajetória até aqui. Ainda temos um grande desafio pela frente, mas tenho certeza que o Republicanos está mudando a maneira de Guarapuava e sua gente ver e fazer política. Esta é uma eleição onde barreiras estão sendo quebradas. O momento é de mudança”, afirma Janaína. Até então uma mulher nunca havia se candidatado nos 200 anos de história da cidade.

Ela fala do orgulho de fazer história no município. “Tenho muito orgulho em ser a primeira mulher, nos 200 anos de história de Guarapuava, a ousar quebrar esse paradigma na política local. Daqui há 20 ou 30 anos, os guarapuavanos irão olhar para trás e ver na história que em 2020 uma mulher foi candidata a prefeita, lutando contra 200 anos de domínio masculino na política da cidade”, conta.

O fato é que as mulheres, a partir de políticas públicas e ações de encorajamento, estão somando esforços e participando mais ativamente da vida política. Janaína explica que esse direito é algo que foi negado às mulheres por muito tempo. “A cada eleição, as mulheres estão entendendo mais o seu papel na política. As mulheres cada vez mais estão indo para a disputa das eleições com o objetivo de aumentar a representatividade, em todos os níveis políticos. E isto não é conquista, é direito negado por décadas e que agora está sendo preenchido. Sinto-me orgulhosa e feliz em ser a pessoa que representará essa mudança”, finalizou.

Texto: Gabbriela Veras / Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: divulgação

 

Reportar Erro