Câmara dos Deputados: representatividade feminina e perspectivas para a 57ª legislatura

Artigo escrito pela deputada federal e Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, Maria Rosas (SP)

Publicado em 4/2/2023 - 10:00 Atualizado em 16/3/2023 - 13:01

Nesta semana, iniciamos a 57ª Legislatura com 91 deputadas eleitas. Um resultado histórico. Além do crescimento recorde, que vai representar 18% do total das cadeiras da Casa, o colegiado também conquistou outros avanços importantes, como a eleição de cinco parlamentares indígenas, pela 1ª vez na história da casa.

Só no Republicanos, foram eleitas e reeleitas cinco delas, representando os estados do Acre, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Como deputada e procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, é gratificante perceber a cada eleição, a ampliação do protagonismo feminino. É importante construir um caminho sólido com igualdade de oportunidades e de direitos para todas.

Mas queremos maior representatividade e, por isso, é preciso aprimorar as campanhas de incentivo. Mais mulheres na política resultam no fortalecimento da própria democracia, oportunizando um debate nacional mais rico em interesses, opiniões e perspectivas, aumentando, assim, as chances de alcançar consensos mais esclarecidos.

Embora sejamos minoria na Câmara, não falta competência. Para se ter uma ideia, nós mulheres, temos uma atuação muito significante. Na última legislatura, desde 1º de fevereiro de 2019 até o mês de setembro, conseguimos aprovar 197 proposições de temas de interesse da bancada feminina, sendo 106 projetos de lei. Nesta legislatura, 78 proposições aprovadas foram sancionadas na forma de leis ordinárias, além de uma lei complementar, cinco emendas constitucionais e sete resoluções. E para 2023, aponto três áreas prioritárias: violência contra a mulher; saúde; e empregabilidade.

E para que esses temas estejam cada vez mais presentes nas discussões, é importante pensar na representatividade feminina independente das diferenças ideológicas e partidárias.

Precisamos nos unir para que os projetos de todas as deputadas estejam em pauta. E é esse fortalecimento entre as mulheres a principal forma de se chegar a uma política de qualidade e que engloba todos da sociedade.

Enquanto Procuradora, continuo trabalhando para que essa legislatura seja ainda mais expressiva para todas nós. Desejo sucesso às novas deputadas e às reeleitas que estarão à frente desse mandato!

*Os artigos publicados no Portal Republicanos são de responsabilidade de seus autores
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend