Brasil bate recorde nas inscrições para mesários voluntários

Mesmo com a pandemia da Covid-19, os brasileiros se mostram dispostos a exercer a democracia

Publicado em 04/10/2020 - 14:25

Brasília (DF) – Vontade de ajudar o país, né, minha filha?”, foi com essa estratégia que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e usando o Dr. Dráuzio Varella que, mesmo diante da pandemia mundial da Covid-19, o Brasil está batendo recordes de inscrição de mesários voluntários para as Eleições 2020. Segundo o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, houve um aumento significativo no número de mesários voluntários que se apresentaram, revelando uma grande diferença em relação às Eleições de 2016.

A Justiça Eleitoral, considerando a importância do tema lançou neste ano de 2020 a campanha de comunicação do TSE a partir da afirmação “Eu quero uma cidade melhor”, que tem como objetivo destacar a importância do mesário voluntário para a transparência e a segurança das eleições brasileiras, bem assim, incentivar o fortalecimento da democracia brasileira.

A advogada do movimento Mulheres Republicanas, Dra. Rejane Valentim, destacou que, existem alguns benefícios para quem atua como mesário: dois dias de dispensa do trabalho para cada dia de treinamento ministrado pela Justiça Eleitoral; dois dias de dispensa do trabalho para cada dia trabalhado; auxílio-alimentação no dia da eleição; uso das horas trabalhadas como atividade complementar ou extracurricular para os mesários universitários, mediante celebração de convênio com as instituições de ensino; preferência, em caso de desempate, em concursos públicos que preveem essa prerrogativa em edital.

“Importante mencionar que, o TSE já apresentou à imprensa e à sociedade, o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020. Este foi elaborado pela consultoria sanitária gratuita formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. O objetivo é proporcionar o mais alto grau de segurança para os mesários e sociedade. Neste compasso, as orientações sanitárias elaboradas pela consultoria sanitária serão apresentadas à população por meio da campanha “Vote com Segurança”, que será exibida nas rádios e televisões de todo o país a partir de outubro”, ressaltou a advogada.

Os mesários e servidores da Justiça Eleitoral que trabalharão no dia da votação receberão máscaras faciais, que deverão ser trocadas a cada quatro horas, proteções de rosto do tipo face shield e álcool em gel 70% , que também será disponibilizado aos eleitores.

Estados com maiores números de inscrições

Os maiores recordes de inscrições, até o momento foram nos estados de Tocantins, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo em relação ao pleito de 2016.

De 2016 para 2020, o TRE-PR notou um acréscimo de 98,27% na procura: de 26.247 para mais de 52 mil voluntários. O Estado do Tocantins contabilizou, até o momento, um aumento de 83,21% em relação a 2016. Na época, foram 8.388 mesários voluntários no Estado, em 2020 já são 15.368. Paraná e Rio de Janeiro também registraram aumento considerável: 98,27% e 97,26%, respectivamente. De acordo com o TRE-PR, o número foi de 26.247 para mais de 52 mil. Segundo o TRE-RJ, de 11.784 para 23.246.

Fonte: TSE
Edição: Gisele Rocha / Ascom – Mulheres Republicanas
Foto: Divulgação

Conheça o Espaço do Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de materiais de propaganda, dúvidas frequentes, E-book do Candidato Republicano, orientações sobre a legislação eleitoral, dicas para campanha nas redes sociais e outros. Acesse agora e aproveite ao máximo tudo que preparamos para ajudar você durante a campanha.

Reportar Erro