Bate-papo virtual do Mulheres Republicanas reúne vereadoras de todo Brasil

As republicanas debateram sobre atuação nas câmaras municipais

Publicado em 19/02/2021 - 11:25

Brasília (DF) – A noite de ontem (18), foi especial para o movimento feminino do Republicanos. A militância promoveu um “bate-papo virtual” com as vereadoras eleitas pelo partido, com o objetivo de dar base às republicanas e dar boas-vindas às legisladoras. Tendo em vista que muitas estão atuando em seu primeiro mandato, a proposta também era alinhar os pensamentos e ideais do partido, a fim de  ajudá-las a fazer um bom trabalho.  Ao todo 100 pessoas marcaram presença, enfatizando a necessidade de mais mulheres na política.

A líder do movimento, deputada Rosangela Gomes, que também é a 4º secretária da Câmara dos Deputados, afirmou durante o encontro que a união entre as republicanas é o caminho para a vitória. “ Precisamos estar unidas em busca de um propósito, ser o maior partido político do Brasil e ser o partido que mais elege mulheres. Temos um apoio forte do presidente nacional do partido, deputado Marcos Pereira, que é uma pessoa que apoia a mulher na política e nos dá o aval para todas as nossas ações. Parabenizo a todas as eleitas e confesso que estou com saudades dos nossos encontros presenciais”, destacou.

Secretário nacional do Republicanos, Evandro Garla

O secretário nacional do partido, Evandro Garla que também se mostrou presente e é grande apoiador do Mulheres Republicanas, falou da importância da participação feminina nas ações do partido. “Conto com a participação de todas vocês nas ações d o partido. Estamos aí com o “Atualiza Republicanos”, que é a atualização do cadastro de filiados; o movimento criou a campanha do “Filia 10” para chamar mais pessoas a fazerem parte da agremiação partidária e temos também o “Seminário Conservative Tech”, que vai acontecer no próximo dia 22, para falar um pouco mais sobre as propostas do partido”, disse o secretário que completou parabenizando a iniciativa do Mulheres Republicanas pelo encontro de vereadoras. “Parabenizo a secretária e deputada Rosangela Gomes pelo evento de hoje, onde sempre que eu posso, participo. Gosto de ver a interação das mulheres e o papel fundamental que todas vocês têm no nosso partido”.

O Direito Eleitoral também foi tema do bate-papo. A explanação sobre o tema, ficou por conta da especialista em Direito Eleitoral, Dra. Carla Rodrigues que pautou principalmente em falar sobre a Procuradoria da Mulher, assunto tão desejado pelas legisladoras. A advogada do Republicanos afirmou que o mandato vai muito além das sessões na câmara. “Um mandato eficiente vai muito além da participação das sessões na Câmara de Vereadores, precisamos saber o que estamos falando, conhecer o Regimento Interno da Casa, a Lei Orgânica do município, e tudo que pode influenciar diretamente na elaboração de leis, que é a principal função do vereador. Temos que estar preparadas de fato”, reiterou.

Advogada e especialista em Direito Eleitoral, Dra. Carla Rodrigues

Sobre a criação da Procuradoria da Mulher nas Câmaras Municipais, Carla Rodrigues afirmou que o órgão é superimportante para quem quer de fato, lutar pelos direitos da mulher e pelo combate à violência. “Precisamos entender que quando não se tem um órgão como, a Delegacia da Mulher, a Procuradoria da Mulher na Câmara cumpre o papel e garante a elas, vítimas de violência, total proteção. Essa pauta é de extrema relevância”, ressaltou. Quem também reforçou sobre o assunto, foi a secretária nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), Dra. Cristiane Britto. “As procuradorias são uma prioridade da SNPM, e estamos de portas abertas para as vereadoras que desejarem implementar o órgão nas câmaras de sua cidade”, disse.

O resultado do pleito de 2020 para o Republicanos no quesito eleições femininas, foi muito significativo. O partido ampliou a representatividade das mulheres nos espaços de poder, aumentando em 95% o número de eleitas.

Além das legisladoras e autoridades presentes, como a deputada federal Maria Rosas que enalteceu a realização do encontro, também participaram as secretárias estaduais do movimento que ressaltaram a importância de novos encontros.

Diante do sucesso do evento on-line, na próxima semana, sexta-feira (26), a partir das 20h, está marcada uma nova sala de Bate-Papo Virtual. Esta também contará com a participação da Dra. Carla Rodrigues, para tirar mais dúvidas sobre o mandato e a implementação da Procuradoria da Mulher. Vale ressaltar que a sala é exclusiva apenas para vereadoras do Republicanos.

Texto e foto: Gisele Rocha | Ascom Mulheres Republicanas Nacional

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend