Ana Lúcia propõe programa de suporte psicológico para servidores da Saúde no Recife

Proposta da republicana defende que os profissionais sejam orientados sobre a importância da saúde mental

Publicado em 06/10/2021 - 09:53

Recife (PE) –  A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) propôs a criação de um programa de suporte psiquiátrico e psicológico para os servidores públicos da área da Saúde em Recife.

“Na última audiência pública realizada por nosso mandato, que teve como tema a prevenção ao suicídio e a valorização da vida, foi unânime a fala que expôs um fato: os profissionais de saúde estão gritando por socorro, seguem trabalhando há quase dois anos em uma rotina triste, em meio à uma crise de saúde sem precedentes, muitos, sem tirar férias”, pontuou a vereadora.

Ana Lúcia destacou que, de acordo com os resultados da pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19, realizada pela Fiocruz em todo o território nacional, a pandemia alterou de modo significativo a vida de 95% desses trabalhadores. Os dados revelam, ainda, que quase 50% admitiram excesso de trabalho, com jornadas para além das 40 horas semanais, e um elevado percentual (45%) deles, necessita de mais de um emprego para sobreviver.

Ainda segundo resultados dessa pesquisa, graves e prejudiciais consequências à saúde mental daqueles que atuam na assistência aos pacientes infectados foram detectadas. As alterações mais comuns em seu cotidiano, citadas pelos profissionais, foram perturbação do sono (15,8%), irritabilidade, choro frequente, distúrbios em geral (13,6%), incapacidade de relaxar/estresse (11,7%), dificuldade de concentração ou pensamento lento (9,2%), perda de satisfação na carreira ou na vida, tristeza/apatia (9,1%), sensação negativa do futuro, pensamento negativo, suicida (8,3%) e alteração no apetite/alteração do peso (8,1%).

O projeto de Lei, que segue em tramitação na Câmara Municipal, propõe que, através desse Programa, os profissionais sejam orientados sobre a importância da saúde mental, que sejam divulgadas informações de forma clara e simplificada sobre as doenças psiquiátricas que acometem os profissionais, seus sinais e sintomas, sobre as formas de prevenção e tratamentos existentes.

Texto e foto: Ascom – vereadora Ana Lúcia

Reportar Erro
Send this to a friend