Ana Lúcia propõe criação da Semana do Atleta Paralímpico

Medida proposta pela vereadora visa incentivar a participação de pessoas com deficiência na prática paradesportiva e difundir atividades e campeonatos paradesportivos existentes

Publicado em 25/08/2021 - 13:16

Recife (PE) – A Câmara do Recife aprovou, em plenária virtual, na terça-feira (23), um projeto de lei que propõe a criação da Semana do Atleta Paralímpico. A proposta é de autoria da vereadora professora Ana Lúcia (Republicanos).

“Nossa ideia tem, entre outros objetivos, o de incentivar que mais pessoas com deficiência pratiquem modalidades esportivas. Temos um grande desafio pela frente, a adequação das escolas, dos centros esportivos, e temos um desafio muito maior, que é trazer essa pauta para que toda a sociedade possa fazer a inclusão acontecer”, destacou Ana Lúcia.

De acordo com o proposto no projeto, durante a Semana do Atleta Paralímpico, que deverá ser vivenciada durante o mês de setembro, mês em que se comemora o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, o poder público deverá, entre outras ações, incentivar a participação de pessoas com deficiência na prática paradesportiva, e difundir atividades e campeonatos paradesportivos existentes.

A justificativa do projeto também destaca que o Estatuto da Pessoa com Deficiência, em seu artigo 43, determina que o Poder Público deve assegurar a participação dessas pessoas em jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer, culturais e artísticas, inclusive no sistema escolar, em igualdade de condições com os demais participantes.

“Estamos vivendo a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, estamos na semana das paraolimpíadas, a inclusão é uma causa urgente, não dá mais para dizer às famílias: guardem suas pessoas com deficiência, nós não temos um mundo preparado para elas. Não são eles e elas que têm que ser guardados, somos nós que temos que estar preparados, com todos os aparatos para acolher e incluir de verdade”, finalizou a republicana.

Texto e foto: Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia
Edição: Agência Republicana de Comunicação – ARCO

Reportar Erro
Send this to a friend