Ana Lúcia debate ações de enfrentamento às consequências das mudanças climáticas em Recife

A vereadora destacou o projeto de lei, de sua autoria, que propõe a criação da semana de conscientização sobre as mudanças climáticas na cidade

Publicado em 23/11/2021 - 08:00

Recife (PE) – Com iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Câmara Municipal do Recife realizou, na quinta-feira (11), uma reunião pública para debater as ações de enfrentamento às consequências das mudanças climáticas na cidade.

Durante o debate, foram destacadas ações já realizadas pelo governo do estado, como o monitoramento de queimadas e metas de redução de lixões e foram apresentadas as Etapas do Plano de Adaptação Setorial para o enfrentamento às consequências das mudanças climáticas, que será executado pela Agência Recife de Inovação e Estratégia (AIRES), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A necessidade da educação ambiental e da conscientização da população sobre o tema também foram apontadas como necessidades urgentes. “De acordo com o Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas, da Organização das Nações Unidas, Recife é a 16ª cidade no mundo que corre mais riscos de sofrer sérios danos como consequência das mudanças climáticas. Essa situação deve nos deixar, no mínimo, preocupados. Autoridades, cientistas e estudiosos no mundo inteiro estão alertando sobre a necessidade de ações efetivas que possam diminuir os danos que poderemos enfrentar daqui para a frente, e o nosso debate precisa se desdobrar em iniciativas que alcancem quem está na ponta, pois cada cidadão e cidadã recifense tem um papel muito importante nesse enfrentamento”, pontuou Ana Lúcia.

Para contribuir nas medidas de mitigação de danos, foi citada a importância da obtenção de dados sobre fenômenos climáticos para que seja possível agir de forma preventiva, a criação de uma rede envolvendo universidades e institutos de pesquisa, e foram detalhadas ações que já estão sendo realizadas pela prefeitura da cidade, como a inclusão do tema emergência climática nas grades da Educação básica a partir de 2023, ação que, de acordo com a SMAS, Recife já adota desde 2019.

Durante a reunião, o representante da Unicef, Raul Andres, relatou que a organização está trabalhando em uma agenda que terá como objetivo o incentivo para que crianças e adolescentes se tornem protagonistas em iniciativas que tratarão das mudanças climáticas e preservação do meio ambiente.

A vereadora Ana Lúcia falou sobre um projeto de lei de sua autoria, que propõe a criação da semana de conscientização sobre as mudanças climáticas, que tem, entre suas metas, promover a conscientização quanto a essas mudanças, principalmente quanto aos impactos na cidade do Recife.

Participaram da discussão Luiz Roberto de Oliveira, Gestor de Articulações Institucionais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife; Christiane Roberta, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional à Promotoria do Meio Ambiente; Patrice Oliveira, Gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas na Agência Pernambucana de Águas e Clima- APAC; Mariana Pontes, Diretora de Projetos na Agência Recife de Inovação e Estratégia- ARIES; Raul Andres Avilla, Mestre em Engenharia Ambiental, Especialista no Setor de Água e Saneamento em contextos humanitários,  e Jean Diniz, Professor e Presidente da Comissão de Sustentabilidade da Academia Brasileira de Ciências Criminais.

Texto: Ascom – vereadora Ana Lúcia
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend