Ana Lúcia debate a ressocialização de mulheres encarceradas

Segundo o Infopen, cerca de 34 mil mulheres estão nas penitenciárias brasileiras

Publicado em 22/11/2022 - 09:05

Recife (PE) – Para discutir e buscar soluções sobre a ressocialização de mulheres encarceradas, a vereadora de Recife, Ana Lúcia (Republicanos-PE) reuniu autoridades e pessoas que trabalham com essa temática para uma reunião pública na Câmara Municipal. De acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), lançado pelo Ministério da Justiça, cerca de 34 mil mulheres estão nas penitenciárias brasileiras.

Segundo a vereadora, boa parte dessas mulheres foram presas por envolvimento com o comércio de drogas. Em geral são jovens, solteiras e com baixa escolaridade.  As dificuldades vividas antes do cárcere foram categorizadas como abandono parental, trabalho precoce, abuso sexual, relacionamentos abusivos e aliciamento ao crime.

Para Ana Lúcia, a ressocialização é um problema que a sociedade precisa rever, pois essa não pode ser uma tarefa apenas do sistema judiciário e da justiça. “A vida das mulheres dentro dos presídios é muito difícil. Mas, para elas, estar fora das penitenciárias também é um grande problema, diante dos preconceitos”, ressaltou a vereadora.

A fundadora do Instituto Responsa, Karine Vieira, que é egressa do sistema prisional participou da reunião. O Instituto já atendeu cerca de 2 mil pessoas e o objetivo é auxiliar as mulheres no processo de ressocialização e reintegração social. Karine lembrou que o Brasil é o terceiro país que mais encarcera mulheres, com uma alta de mais de 62%. “O que me levou ao crime foram questões familiares”, contou.

Durante a reunião, a representante da Secretaria da Mulher, Janaina Granja, ressaltou a importância da independência financeira nesse processo de ressocialização. “Essa temática precisa ser tratada. O poder público tem que se juntar em todas suas esferas para criar perspectivas para essas mulheres”, disse.

A vereadora pretende transformar as ideias debatidas em requerimentos com o intuito de gerar ações e resultados.

Texto:  Ascom Câmara do Recife
Foto: Carlos Lima/CMR

Reportar Erro
Send this to a friend