Aline Gurgel assume Secretaria de Assistência Social do Amapá

Parlamentar toma posse no cargo no dia 1º de fevereiro

Publicado em 28/12/2022 - 09:53 Atualizado em 19/1/2023 - 11:24

Macapá (AP) – A deputada federal e presidente estadual do Republicanos Amapá, Aline Gurgel (Republicanos) será a nova secretária de Assistência Social do estado. O anúncio foi feito pelo governador eleito Clécio Luís (Solidariedade), nessa terça (27), em solenidade no auditório da Procuradoria-Geral do Estado. A parlamentar assume a função a partir do dia 01 de janeiro de 2023, quando o novo governo será empossado.

A liderança exercida em conjunto com a experiência adquirida durante o mandato de deputada federal foram os fatores considerados fundamentais para a escolha de Aline, que terá como principais objetivos a ampliação da rede de proteção social e o apoio às famílias carentes do estado.

Perto de encerrar sua passagem pela Câmara dos Deputados, a futura secretária comemorou e agradeceu a oportunidade e a confiança dadas para assumir a pasta. “Muito honrada e feliz em receber o convite tão importante do nosso governador Clécio Luís para em 2023 assumir a assistência social do nosso Amapá. Com a experiência adquirida em Brasília e a união com todos os técnicos da área, vamos trabalhar incansavelmente pelo fortalecimento da proteção social na SUAS”, disse.

Biografia

Aline Paranhos Varonil Gurgel nasceu em 25 de novembro de 1980, em Macapá (AP). Formada em Direito e especialista em licitações públicas, entrou para a política em 2009. Foi eleita a vereadora mais bem votada da capital amapaense em 2012. Nas eleições seguintes, concorreu aos cargos de vice-governadora e a prefeitura de Macapá.

Em 2018, foi secretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado. Recebeu várias homenagens por sua atuação em defesa da mulher, entre elas a Medalha Mulher Destaque Brasil pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) e o Troféu de Melhor Vereadora do Brasil.

No mesmo ano, foi eleita deputada federal pelo Republicanos. Durante o mandato, foi vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família e coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância na Região Norte.

Em 2022, disputou novamente o cargo de deputada federal, mas não conseguiu se reeleger.

Texto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Fotos: cedidas

Reportar Erro
Send this to a friend