Alexandra Codeço tem lei de incentivo à doação de sangue sancionada, em Cabo Frio

A nova lei da vereadora cria o Certificado de Doador Fidelizado e garante benefícios para incentivar a doação

Publicado em 20/06/2021 - 08:00

Cabo Frio (RJ) – No mês da campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a doação de sangue, a vereadora de Cabo Frio (RJ), Alexandra Codeço (Republicanos), teve seu projeto de lei, que cria o Certificado de Doador Fidelizado, sancionado.

A nova Lei Municipal Nº 3257, garante que, além de ajudar a quem precisa, o certificado de ‘Doador Fidelizado de Sangue’ também garante ao doador outros benefícios, como meia-entrada em shows, jogos de futebol, cinema e peças de teatro.

“Também através da Lei, empresas que incentivam a doação de sangue podem se inscrever no ‘Programa Nacional Selo Empresa Solidária com a Vida’, garantindo benefícios através da Lei Federal N° 13.289 de 2016. Quem doar sangue três vezes em um ano, além de ter direito ao Certificado, também terá direito a desconto no ingresso de eventos culturais, com base na Lei Rouanet. Doar sangue é salvar vidas”, ressaltou a vereadora.

No Brasil, o número de voluntários dispostos a doar ainda não é o ideal para que os estoques estejam sempre abastecidos. Para evitar que os hemocentros cheguem em um estado de emergência, campanhas são feitas para conscientizar as pessoas. Este ato de solidariedade é capaz de salvar vidas, de forma simples, rápida e indolor. O sangue doado é usado em tratamentos de pacientes com câncer, que possuem doenças crônicas, em cirurgias e atendimentos de emergência, por exemplo.

Para doar sangue e ajudar a salvar vidas, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os hemocentros mais perto de você, e checar se atende aos requisitos necessários para a doação, como ter mais de 18 anos, pesar mais de 50kg, não estar grávida, entre outros. Em Cabo Frio, é possível fazer a doação no Hemolagos, ao lado do Hospital Santa Isabel. Para evitar aglomeração, o atendimento é feito somente mediante agendamento, de segunda a sexta, das 8 às 17h, pelo WhatsApp (22) 99774-7988.

Fonte: reprodução redes sociais e internet
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend