Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno

Artigo escrito por Edna Macedo, deputada estadual pelo Republicanos São Paulo

Publicado em 16/08/2021 - 08:00

O “Agosto Dourado” é uma campanha de incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Agosto foi escolhido para marcar a campanha pois na primeira semana do mês, do dia 1 ao dia 7, se celebra a Semana Mundial de Aleitamento, o tema do evento em 2021 é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”.

A Organização Mundial da Saúde – OMS, recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses, e como complemento alimentar até os dois anos. O leite materno possui todos os nutrientes que o bebê precisa, portanto, a complementação antes do tempo determinado só é indicada para casos exclusivos em que a mãe não pode amamentar.

É por meio do leite materno também que o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como: diarreia, infecções, alergias, entre outros. Além de diminuir as chances de a mãe desenvolver câncer de mama e de ovário.

Outros benefícios da amamentação para o bebê são o desenvolvimento da fala, da respiração e dos dentes fortes. A meta da ONU é alcançar até 2025, pelo menos 50% de aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade.

Incentivar a amamentação é um dever de todos os setores da sociedade. Vamos aproveitar a campanha para criar e participar de ações que apoiem a causa.

 Edna Macedo é deputada estadual pelo Republicanos São Paulo

 

Reportar Erro
Send this to a friend