51 prefeitas, 89 vice-prefeitas e 797 vereadoras republicanas tomam posse e reforçam protagonismo na política

Resultado é fruto de um trabalho dedicado à formação, capacitação e ao estímulo da participação ativa das mulheres na política promovido pelo Mulheres Republicanas

Publicado em 2/1/2025 - 12:36 Atualizado em 13/1/2025 - 10:17

Prof. Ana Lucia, reeleita vereadora

Brasília (DF) – O protagonismo das republicanas amplia forças, em todo o Brasil, com a posse, nessa quarta-feira, 1º de janeiro, das 51 prefeitas, 89 vice-prefeitas e 797 vereadoras eleitas no pleito municipal de 2024. Expressivo resultado, fruto de um trabalho dedicado à filiação, capacitação e fomento da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, promovido pelo Mulheres Republicanas, sob o comando da secretária nacional, a senadora Damares Alves (DF).

Crescimento do Republicanos pelo Brasil

O Republicanos se destacou como a legenda que mais cresceu em número de prefeituras, passando de 216 em 2020 para 430 em 2024, e esse avanço coloca a legenda na sexta posição entre os partidos com mais prefeitos no Brasil. Além disso, o Republicanos registrou um resultado expressivo na eleição de vereadores, com 4.624 eleitos em todo o país, e também conquistou 433 vice-prefeitos. Números que superaram as metas estabelecidas pelo presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira (SP), que eram de eleger 300 prefeitos e três mil vereadores.

Protagonismo nas capitais

Joanna Guerra, eleita vice-prefeita de Natal

Joanna Guerra é uma das 89 vice-prefeitas eleitas pelo Republicanos, representando, com destaque, a força feminina em capitais importantes do Brasil. Empossada como vice-prefeita de Natal (RN), ao lado do prefeito Paulinho Freire (União), a republicana destaca seu compromisso com as comunidades vulneráveis, as pessoas atípicas e a promoção de esporte, cultura e turismo como pilares para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

“Com muita determinação, assumo a missão de transformar Natal em uma cidade melhor para todos, especialmente para aqueles que mais precisam do poder público”, afirmou. Joanna também reforçou seu compromisso com as mulheres, prometendo fortalecer a presença feminina nos espaços de poder e decisão. “Hoje, decido servir ao povo de Natal com coragem, dedicação e responsabilidade ao lado de Paulinho Freire, trabalhando por políticas públicas que impactem positivamente a vida de todos”, concluiu.

Vereadoras empossadas

Nas capitais brasileiras, o partido conta com onze representantes nas câmaras municipais: Ireuda Silva, reeleita em Salvador (BA); Rosana da Saúde, em São Luiz (MA); Maysa Leão, em Cuiabá (MT); Prof. Ana Lúcia, em Recife (PE); Tânia Bastos, no Rio de Janeiro (RJ); Prof. Iolanda Castro, em Palmas (TO) incluindo as assumem o primeiro mandato como Ana Fidélis, em Teresina (PI); Meri Martins, em Curitiba (PR), Gigi Castilho, no Rio de Janeiro (RJ), Walkiria Ribeiro, em Boa Vista (RR), e Karina Café, em Palmas (TO).

Reeleita para o terceiro mandato como vereadora em Salvador, Ireuda Silva renovou o compromisso de trabalhar em favor dos direitos das mulheres, em especial das negras. “Chego a este novo mandato impulsionada pelos desafios que nos aguardam e pelas vitórias que já conquistamos juntas. Salvador precisa de representantes que escutem e respondam às demandas do povo, e é exatamente isso que continuarei fazendo: estar presente, atuante e conectada com cada comunidade”, destacou.

Ana Fidelis, eleita para o primeiro mandato

Já em Recife, a republicana Ana Lúcia foi eleita a segunda vice-presidente da Câmara Municipal para o biênio 2025-2026. “Uma nova etapa se inicia, cheia de desafios e oportunidades para a nossa cidade. Assumo esse compromisso com dedicação e empenho, trabalhando junto à comissão executiva para representar e atender ao povo recifense”, disse.

Vereadora de primeiro mandato em Teresina, a republicana Ana Fidélis afirma que ser empossada para representar a população na Câmara Municipal não é apenas um título, mas uma missão de fé, compromisso e dedicação. “Trago comigo três pilares que me guiarão ao longo desse mandato: fé, amor e trabalho. Fé para buscar sabedoria e força em Deus em cada decisão. Amor para cuidar das pessoas, ouvir suas necessidades e lutar pelo que realmente importa. E trabalho, porque só com ação e dedicação construiremos uma Teresina mais justa, acolhedora e cheia de oportunidades para todos”, afirmou.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend