Rosana do Ná foi eleita com quase 52% dos votos, no 1º turno do pleito de outubro
Publicado em 26/11/2024 - 11:36
A republicana Rosana Ferreira Lopes, mais conhecida como Rosana do Ná, é a nova prefeita de Bom Sucesso, no Paraná. Após uma vitória decisiva, com 51,86% dos votos válidos no primeiro turno das eleições de 2024, Rosana, que é assistente social e primeira mulher a se candidatar e ser eleita no município, estabeleceu um plano de governo que reflete um amplo diálogo com diversos segmentos da comunidade. Seu mandato promete abordar desafios críticos nas áreas de moradia, saúde, emprego, segurança e educação. Além disso, ela está comprometida em realizar melhorias significativas na infraestrutura urbana, valorizar os servidores públicos e ampliar o acesso à cultura e ao lazer.
Confira a íntegra da entrevista:
Mulheres Republicanas – Quais as principais metas que deseja alcançar durante seu mandato?
Rosana do Ná – Pretendo estimular o crescimento econômico para criar empregos e atrair investimentos. Planejo desenvolver estratégias para reduzir a criminalidade e melhorar a segurança pública, expandir o acesso a serviços de saúde de qualidade, investir em infraestrutura e aumentar a transparência e a responsabilidade na gestão municipal.
Mulheres Republicanas – Como garantir uma gestão eficiente e transparente?
RN – Vou publicar relatórios regulares sobre as atividades e os resultados da gestão, mantendo a população informada sobre o uso dos recursos públicos. Também promoverei avaliações regulares e independentes da gestão financeira e da execução dos projetos.
Mulheres Republicanas – Existem áreas específicas da administração municipal nas quais gostaria de focar mais atenção?
RN – As áreas de saúde, educação, geração de emprego e habitação serão minhas principais prioridades.
Mulheres Republicanas – Quais são as principais preocupações da população, sobre as quais pretende atuar de imediato?
RN – Abordarei imediatamente as questões de saúde, incluindo a demanda por exames, redução das filas de espera e a realização de pequenas cirurgias. Também focarei na limpeza pública e na organização urbana.
Mulheres Republicanas – Quais projetos ou parcerias que a Sra. está ansiosa para iniciar quando assumir o mandato?
RN – Estou ansiosa para estabelecer parcerias com instituições de ensino e empresas para criar programas de formação profissional e estágios, aumentando as oportunidades de emprego para os jovens. Também planejo trabalhar com instituições de saúde e universidades, para implementar programas de prevenção e promoção da saúde.
Mulheres Republicanas – Sua experiência influenciará sua atuação na gestão municipal de Bom Sucesso?
RN – Como assistente social, minha experiência me permitiu entender, de perto, as necessidades da população. Isso me ajudará a adotar uma abordagem mais empática e realista na gestão municipal, pautando minhas ações na promoção de políticas públicas eficazes, inclusivas e centradas no bem-estar da comunidade.
Mulheres Republicanas – O que significa para você ser uma das lideranças femininas na política municipal e como planeja inspirar outras mulheres a se envolverem na política?
RN – Significa assumir a responsabilidade de representar e ampliar as vozes das mulheres no município. Planejo inspirar outras mulheres a se envolverem na política, demonstrando, por meio da minha liderança, que é possível.
Mulheres Republicanas – Durante a corrida eleitoral, quais foram os maiores desafios?
RN – Os maiores desafios foram as ‘fake news’ criadas nas redes sociais, que tentavam influenciar negativamente a população contra nossa campanha. No entanto, mantivemos uma campanha transparente e honesta.
Mulheres Republicanas – Qual mensagem de apoio a Sra. deixa para as mulheres republicanas?
RN – Sinto uma imensa felicidade e orgulho de ser a primeira mulher a me candidatar e ser eleita em nosso município. Porém, não me sinto plenamente realizada enquanto for a única. Não posso me aquietar enquanto não tivermos mais mulheres na política.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional