Violência contra a pessoa idosa é crime e traz marcas para a sociedade

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Publicado em 02/06/2022 - 11:05

Dentro do calendário anual o mês de Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa que é um problema social mundial que sempre existiu e que vem se agravando nas últimas décadas. Trata-se de um fenômeno multifacetário, muitas vezes silencioso, que afeta as pessoas, as famílias e as comunidades e, nem sempre é reconhecido socialmente como comportamento ilícito frente à existência de uma cultura social de banalização da violência e desvalorização do grupo etário idoso.

Diante desse contexto fático de violências contra a pessoa idosa, o Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho se torna ainda mais relevante na luta pela prevenção e combate a uma cultura de violência contra os idosos do nosso pais. Por isso, nesse mês o movimento setorial Idosos Republicanos lançou a campanha com o tema: Violência contra a pessoa idosa é crime e traz marcas para a sociedade, com o objetivo de contribuir na modificação de comportamentos cotidianos enraizados em preconceitos e estereótipos de uma sociedade que incentiva e banaliza as violências contra os idosos.

Por este motivo, este mês Junho Violeta será um mês inteiro dedicado à proteção das pessoas idosas. A campanha tem a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e conscientizar a família, comunidade e sociedade sobre a importância de se denunciar os casos de maus-tratos, que, em grande parte, ocorrem dentro do próprio ambiente familiar.

Almejamos que as ações que serão desenvolvidas pelo Idosos Republicanos a nível nacional e estadual contribuam no enfrentamento e combate à violência contra estes cidadãos brasileiros que merecem ser valorizados, respeitados e viver com dignidade. A violência contra idosos é crime e não deve ser encarada como algo normal. Não se cale, denuncie!

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend