Idosos Republicanos: a nossa luta é pela inclusão

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Publicado em 24/03/2022 - 09:02

Podemos não ser idoso hoje, porém num futuro próximo todos nós seremos. A nossa maior luta deve ser extirpar os paradigmas existentes em nossa sociedade contra a pessoa idosa, que muitas vezes é desprezada e considerada desnecessária, unicamente por sua idade.
Um dos principais rótulos que os idosos recebem é de que, a partir dessa idade, não conseguirão aprender coisas novas e, consequentemente, são considerados improdutivos. Esse tipo de preconceito gera segregação, impedindo que eles sejam participativos, o que resulta em solidão, isolamento, distanciamento, marginalização e outras formas de exclusão, pois ao acreditarem que se tornaram um peso para sua família ou sociedade, acabam se afastando, fato que pode gerar danos irreparáveis tanto emocional quanto físico.
Essa percepção social desse segmento populacional tem se propagado ao longo dos séculos, fazendo com que os idosos não sejam apenas excluídos, mas também, para muitos, considerados como descartáveis. Esse fato, trás efeitos danosos sobre a autoestima da pessoa idosa, o que é constatado por diversos registros apresentados por especialistas na área.
Precisamos trabalhar em prol da quebra desse preconceito, fazendo com que a sociedade e, em especial, a família, entenda que o idoso não é um fardo, um estorvo que precisa ser suportado, mas alguém dotado de dignidade, conhecimento e experiência, tendo ainda muito a oferecer tanto à família quanto à sociedade.
Precisamos reformular os nossos conceitos, fazer uma releitura a partir da nova realidade que se apresenta quanto à expectativa de vida e descontruir essa visão equivocada sobre o envelhecimento. É preciso ampliar nossa visão e entender que existem idosos que querem e podem ser ativos, que apresentam condições tanto físicas como mental para participar das várias esferas de poder e trazer contribuições extraordinárias ao nosso país.
Avançamos muito em nossa luta, mas ainda temos uma longa jornada pela frente. Sigamos em frente!!

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Reportar Erro
Send this to a friend