Idosos e os avanços tecnológicos

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Publicado em 06/08/2020 - 13:06

A pandemia do novo coronavírus tem impactado diretamente a vida social dos mais velhos, que se tornaram mais restritas e antecipou tendências que surgiriam muito mais à frente, resultando na introdução, de forma veemente, da tecnologia nos hábitos corriqueiros dos idosos, pois permitem que os indivíduos estejam mais integrados, aprendendo e tendo a possibilidade de descobrir suas próprias habilidades.

O primeiro telefone celular era usado somente para a comunicação verbal, atualmente os aparelhos agregam despertador, envio de mensagens eletrônicas, filmagem, reproduz músicas, tira fotos, realiza reuniões por videoconferência e diversas outras funcionalidades. Ultimamente, é utilizada até mesmo para receber prescrição mais personalizada de médicos e profissionais de saúde. Além disso, os celulares e aplicativos propiciam diálogo com amigos e familiares, independentemente da localização, seja por videochamada ou com um clique no Smartfones.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2018, os idosos representam o grupo de usuários de computador e internet que mais cresce percentualmente entre os novos usuários da web nos últimos tempos. Mas, ainda é o menor grupo etário de usuários conectados (31,1%), enquanto os jovens são o grupo mais conectado, com 88,4% de toda a população do país.

Diante dessa realidade é necessário quebrar o estigma em relação à tecnologia e à capacidade de aprendizagem e promover a inclusão digital.

Por isso, nós, do Idosos Republicanos, defendemos modos de vida mais integradores e inclusivos que adicione qualidade de vida, como a tecnologia, que tem introduzido novas formas de interagir, de ensinar e de comunicar-se que, para os idosos, pode significar oportunidade de socialização e de adquirir conhecimentos, sem ignorar os valores adquiridos ao longo da vida.

*Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Reportar Erro