Mês do jovem: a importância do título de eleitor

Artigo escrito por Renato Junqueira, secretário nacional do Jovens Republicanos

Publicado em 18/04/2022 - 10:00

Neste mês tão especial, o Dia do Jovem é comemorado em 13 de abril, data que celebra uma das fases de mais aventuras e descobertas da vida humana. É nessa fase que as pessoas escolhem o rumo que desejam para suas vidas e o futuro que almejam.

Segundo a Constituição, todos os jovens têm o direito de receber do Estado: saúde, educação, moradia, oportunidade de trabalho, etc. Para que sejam efetivados é importante cobrar os governantes, é dessa forma que os jovens terão melhores oportunidades para seus futuros.

Infelizmente, em 2022, a construção desse futuro está ameaçada. Dados do TSE Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstram que o engajamento de jovens no processo eleitoral vive uma baixa histórica. Terminamos o mês de março com 1,05 milhão de pessoas de 16 e 17 anos com título, o que equivale a 17,32% da população nessa faixa etária, menor número desde 2004. Faltando menos de um mês para a data-limite para regularização do título, mais de 5 milhões de jovens de 16 e 17 anos não têm o documento. O prazo limite é dia 4 de maio.

Mesmo sabendo do fator demográfico, que diz respeito a diminuição do número de jovens no país, o agente determinante para a menor participação é, sem dúvidas, o político. O jovem de hoje está avesso à política e prefere procurar outros caminhos de representação e preenchimento de seus anseios. Estamos falhando em transmitir aos jovens que em uma democracia, o voto é nosso maior patrimônio e única ferramenta realmente efetiva de mudança social.

Nós, enquanto Republicanos, temos que buscar ainda mais aproximar o jovem da realidade política, inserindo nas ações partidárias situações presentes em seu cotidiano. Devemos lembrá-los que o voto garante sua representação junto ao governo, além de garantir o exercício da cidadania e participação no processo democrático.

Se você ainda não tirou seu título, é só clicar nos links abaixo. Leva menos de 10 minutos.

Como tirar o título de eleitor:

Veja, AQUI, o passo a passo no site do TSE.

Foto: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos na Câmara 
Artigo escrito por Renato Junqueira, secretário nacional do Jovens Republicanos

Reportar Erro
Send this to a friend