Mais investimentos no Plano Safra são grande conquista para agricultores familiares

Líder do Republicanos comenta números e comemora nomeação de Halum na Secretaria de Política Agrícola

Publicado em 08/07/2020 - 10:23

Olá, amigos republicanos!

Recebemos com muito entusiasmo o anúncio do investimento recorde de R$ 236,3 bilhões para financiamentos de crédito rural do Plano Safra deste ano. O aumento de 13,5 bilhões, em relação ao ano passado, é fundamental para impulsionar o setor agropecuário e o produtor rural brasileiro neste momento de pandemia e de crise econômica.

Também nos alegra o fato de ter um republicano experiente e qualificado à frente da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Estamos falando do ex-deputado federal César Halum, que é médico veterinário e foi deputado por dois mandatos. Ele, assim como nós, reconhece a importância de incentivar os pequenos e médios produtores.

A agricultura familiar é responsável por 80% de todo alimento que chega às mesas dos brasileiros todos os dias e emprega 4,4 milhões de famílias. O setor representa o equivalente a 38% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, conforme a Embrapa.

Com o Plano Safra de 2020, em vigor desde o dia 1° de julho, agricultores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) terão acesso a taxas de juros entre 2,75 % e 4% ao ano. Para os pequenos (que estão fora do Pronaf) e os médios, o índice é de 5% ao ano.

O agronegócio, que em 2019 foi responsável por 43% das exportações, sempre exerceu grande destaque na economia do nosso país, de maneira que se consolidou como gerador de empregos e fornecedor de matéria-prima para suporte de outros setores como produção de papel, móveis, roupas, biocombustíveis, medicamentos e materiais de higiene pessoal.

Vivemos numa crise jamais vista e enxergamos o enorme potencial da agricultura familiar e do agronegócio na recuperação da nossa economia. Por isso, comemoramos os novos investimentos do Plano Safra e consideramos muito acertada a nomeação do republicano César Halum na Secretária de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

Deputado Jhonatan de Jesus,
Líder do Republicanos na Câmara dos Deputados

Reportar Erro