Mais mulheres na política

Mensagem da Secretária Nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes

Publicado em 09/09/2020 - 08:49

Faltando pouco mais de dois meses para as eleições, venho destacar mais uma vez a inserção da mulher na política e sua importância no próximo pleito. As mulheres compõem a maioria do eleitorado brasileiro. Nas eleições de 2016 éramos, 52,21% e em 2018, 52,50%.

Mesmo com a apresentação dos dados, a efetividade de mulheres que ocupam cargos políticos é ainda muito baixa e a quantidade de votos que recebemos também é muito inferior em comparação a quantidade recebida pelos homens.

Neste ano, o TSE – Tribunal Superior Eleitoral, está promovendo campanhas para estimular a candidatura feminina em todo país.  Com a mensagem “Mais mulheres na política: a gente pode, o Brasil precisa”, a ideia é inspirar mulheres a ocuparem cargos políticos e mostrar que o aumento de lideranças femininas é bom para toda a sociedade.

Temos a reserva de gênero de 30% para mulheres nas candidaturas proporcionais e os ministros da Corte Eleitoral, entenderam ser possível a aplicação da regra também para as disputas internas dos partidos, tudo para facilitar a inserção da mulher nos cargos eletivos.

No Republicanos, também não é diferente, durante todo o ano de 2020. Estamos disponibilizando cursos gratuitos para as nossas republicanas que aceitaram o desafio de participar das próximas eleições municipais. Quero em novembro, poder anunciar muitas mulheres republicanas vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas em todos os municípios do Brasil.

Vamos trabalhar ainda mais a proposta, para que em 2022 tenhamos conosco um número maior de mulheres disputando o pleito e saindo vitoriosa nas urnas. Me ajude nessa empreitada e vamos juntas fazer a diferença. Política também é lugar de mulher e isso é inquestionável.

Mensagem da Secretária Nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes
Foto: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos na Câmara

Reportar Erro