Em busca de mais representatividade!

Mensagem da Secretária Nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes

Publicado em 07/10/2020 - 08:42

Em meio a campanha eleitoral, fico me perguntando que mesmo nós mulheres sendo a maioria no eleitorado, quando representamos 52,5% da população, ainda não conseguimos nos posicionar de fato na política. O problema não é só aqui no Brasil, mas em todo o mundo. Entretanto, aqui no país de acordo com o TSE – Tribunal Superior Eleitoral, 23% das câmaras municipais não têm nenhuma mulher eleita.

A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, o Pnud lançou no último dia 29, o novo Atlas do Desenvolvimento Humano. Nele os números de 2017 apontam que 1.296 (cerca de 23,3%) de todas as Câmaras Municipais do país não contam com mulheres em suas cadeiras.  Os dados ainda mostram que 69% dos municípios tinham menos de 20% das cadeiras nas câmaras municipais ocupadas por mulheres e 89,80% das cidades, menos de 30%.

É importante ressaltar republicanas que o Brasil é composto por 5.570 municípios mais o Distrito Federal e dentro desses números somente 637 cidades, tem mulheres na chefia do executivo.  Precisamos ou não precisamos trabalhar intensamente para mudar esse quadro? Sim, precisamos para ontem.

Estamos em momento de renovo nas Casas de Leis dos municípios, então vamos mulheres. Vamos trabalhar massivamente para sermos eleitas e conquistar mais vagas no parlamento. Afinal, a temática da não inserção da mulher na política, é algo que nós do Mulheres Republicanas, temos tentado trabalhar a cada eleição, justamente para que tenhamos mais representatividade. Avistamos um aumento dos números nos últimos pleitos, através do Republicanos, em mulheres que decidiram candidatar-se, mas ainda somos poucas. Precisamos de mais, muito mais. Precisamos de mais mulheres eleitas, não somente na nossa agremiação partidária, mas em qualquer outra e acima de tudo, precisamos de mulheres verdadeiramente comprometidas com a política.

Os obstáculos desta caminhada são inúmeros, entretanto, não podemos desistir.

Vamos à luta, vamos seguir em frente por um objetivo único: por mais mulheres na política. Por mais mulheres eleitas em 2020.

Mensagem da Secretária Nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes
Foto: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos na Câmara

 

Reportar Erro