Eleições 2020: mudanças no calendário eleitoral

Mensagem da Secretária Nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes

Publicado em 8/7/2020 - 08:30

Olá, republicanas. Como vocês estão? Estou na torcida para que tudo esteja bem. 

Para nós, mulheres na política, foi uma semana de muitas novidades com a alteração da datas das eleições municipais. O primeiro turno, antes marcado para o dia 4 de outubro, será realizado em 15 de novembro. O segundo turno, previsto para 25 de outubro nas cidades onde for necessário, foi adiado para 29 de novembro. Como surgiram algumas dúvidas das nossas republicanas, nosso bate-papo de hoje é sobre esse tema.

O que muda com o adiamento das eleições municipais além da data?

Todas sabem que a mudança foi motivada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Proposta de Emenda à Constituição nº 16/2020 foi votada no Senado Federal em 23 de junho e, no dia 1 de julho, aprovamos na Câmara dos Deputados, sendo promulgada no dia posterior pelo Congresso Nacional.

Além da data do primeiro e segundo turno, outras regras e prazos do calendário eleitoral sofreram modificações, como o início das convenções partidárias e o registro de candidatos pelos partidos.

De acordo com o texto aprovado, prazos já transcorridos não serão reabertos.

As convenções partidárias serão realizadas de forma virtual, para evitar aglomerações e poderão ocorrer entre 31 de agosto e 16 de setembro. A data anterior era entre 20 de julho e 5 de agosto.

Os prazos de desincompatibilização se referem às datas em que possíveis candidatos devem se afastar de determinado cargo ou função que ocupem. Os prazos variam a depender do cargo. 

A solicitação de registro de candidaturas junto ao TSE poderá ser feita até 26 de setembro. Antes, a data-limite era 15 de agosto.

A propaganda eleitoral começa em 26 de setembro, inclusive na internet, e vai até 12 de novembro. Antes, a propaganda começava em 16 de agosto e terminava em 1º de outubro.

A diplomação dos eleitos será realizada no dia 18 de dezembro, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas. 

Muitas mudanças, não é mesmo? Essa alteração também nos dará mais tempo para que possamos estar muito mais organizadas e possamos sair vitoriosas nas urnas. 

Calma, que vai dar tudo certo! Conte com as orientações do movimento Mulheres Republicanas e fiquem ligadas nas nossas redes sociais, como Facebook, Instagram e grupos do Whatsapp, que vamos sempre nos comunicar com vocês.

Uma boa semana para todas! 

Mensagem da Secretária Nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes

 

Reportar Erro
Send this to a friend