PRB Juventude Bahia participa de Fórum Social Mundial em Salvador

PRB Juventude Bahia participa de Fórum Social Mundial em Salvador

Republicanos participaram da reunião da Associação Baiana de Pessoas com Doença Falciforme, que teve como tema o ‘impacto do racismo na saúde’

Publicado em 20/03/2018 - 00:00

Salvador (BA) – Membros do PRB Juventude Bahia participaram, no sábado (17), das discussões do Fórum Social Mundial, realizado em Salvador entre os dias 13 e 17 deste mês. Dentre outros temas, os republicanos participaram da reunião da Associação Baiana de Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL), que teve como tema o ‘impacto do racismo na saúde’.

O coordenador estadual do PRB Juventude Bahia, Gilberto Barreto Jr, destacou a importância das discussões no Fórum. “Foi de extrema importância a discussão da questão do racismo no sistema de saúde brasileiro e perceber que tal racismo institucional vem se perpetuando há séculos”, disse.

O republicano também falou sobre os debates acerca da doença falciforme. “A doença falciforme é um exemplo claro que o sistema ainda é precário e sem dúvida precisa ser melhorado analisando historicamente que se passaram 95 anos da descoberta da doença e quase um século depois o devido amparo da mesma foi institucionalizado”, pontuou Barreto.

Já o coordenador do PRB Juventude Salvador, Leandro Assis, destacou a importância dos jovens na discussão de temas como estes relacionados à saúde. “É de fundamental importância o engajamento da juventude em discussões que irão reverberar no presente e no futuro de todo um segmento social. De forma que o conhecimento adquirido na reunião acerca da doença não esteja tão somente relacionado ao ambiente acadêmico, e sim a um espectro mais amplo da sociedade. Dando um tratamento mais humanizado a todos os portadores”, avaliou Leandro.

Durante o evento, também foi discutida a falta de profissionais familiarizados a falciforme, o que tem dificultado o tratamento das pessoas portadoras da doença.

Também presente no evento, a vereadora Ireuda Silva (PRB) defendeu mais empenho das pessoas e do governo no combate ao racismo. “O racismo em diversos espaços da sociedade precisa ser combatido. É preciso que a sociedade civil e governo lutem juntos pelo fim do racismo”, ressaltou Ireuda Silva, vice-presidente da comissão de reparação da Câmara Municipal de Salvador.

“É engrandecedor participar de uma atividade como essa e poder compartilhar com jovens de todo mundo na busca por soluções e melhorias na política de juventude, e a juventude do PRB não estaria de fora de tal discussão”, disse Jean Michel, subcoordenador do PRB Juventude do município de Lauro de Freitas.

Texto e fotos: Ascom – PRB Juventude Bahia
Edição: Agência PRB Nacional

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend