Mais de 20 milhões de jovens deverão ir às urnas nas Eleições 2024

Número é maior que as últimas eleições municipais, em 2020

Publicado em 30/9/2024 - 09:00 Atualizado em 1/10/2024 - 15:03

Brasília (DF) – As Eleições Municipais de 2024 no Brasil estão chegando e prometem uma expressiva participação dos eleitores mais jovens. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 20 milhões de jovens entre 16 e 24 anos estarão aptos a votar no pleito deste ano. Esse número representa cerca de 12% do total do eleitorado, reforçando o impacto dessa faixa etária na escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Um dos destaques das eleições deste ano é o aumento significativo do alistamento de jovens. Houve um crescimento de 78% no número de eleitores de 16 e 17 anos em relação a 2020, o que se traduz em 1,8 milhão de novos votantes nessa faixa etária, onde o voto é facultativo. Para os jovens de 18 a 24 anos, o número de eleitores soma 18,3 milhões, o que evidencia a forte presença da juventude nas urnas.

Muito desse aumento, se deve a campanhas promovidas pelo TSE de incentivo ao alistamento eleitoral, como as campanhas “Semana do Jovem Eleitor” e “Título na mão é sossego na eleição”. Elas se destacaram por mobilizar adolescentes a emitirem seu primeiro título de eleitor. As campanhas e o aumento do número de jovens eleitores são sinais de uma renovação no cenário político, onde o engajamento juvenil pode se tornar um fator decisivo nas eleições de 2024.

Jovens Republicanos

O Republicanos também contribui para que mais jovens tenham participação e entrem na política, com o Jovens Republicanos. Seguindo as diretrizes do partido, o movimento prioriza uma maior participação da juventude e contribui para transformar o cenário político no Brasil.

Um desses reflexos já são sentidos nestas eleições. Em todo o país, são mais de 9 mil candidatos jovens pelo Republicanos. Um deles, o candidato a prefeito de Belém Thiago Araújo (Republicanos-PA). Aos 32 anos, e no terceiro mandato como deputado estadual, Thiago foi eleito o deputado estadual e o vereador da capital paraense mais novo da história.

Recentemente, o Jovens Republicanos vem promovendo encontros com objetivo de aumentar o engajamento político dos jovens, abrindo o espaço para o diálogo da juventude com os candidatos que estão concorrendo nestas eleições e que tem ajudado a construir uma futura geração de eleições mais informados e preparados. “É impossível falar de renovação sem falar de juventude. A gente percebe um processo de renovação tanto no legislativo municipal, estadual e federal, mas políticas públicas de juventude precisam ser construídas por jovens. Essa é a nossa defesa, esse é o nosso objetivo. Tenho certeza que a juventude terá um papel fundamental nessas eleições”, disse Wallacy Rocha, secretário nacional do Jovens Republicanos.

Para continuar bem informado sobre este e outros assuntos políticos, veja aqui, no Descomplicando a Política.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO), com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Arte: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
Send this to a friend