Combate às fake news foi tema de encontro promovido pelo PRB Juventude MS

Combate às Fake News foi tema de encontro promovido pelo PRB Juventude MS

Evento foi realizado na Câmara de Campo Grande e contou com a presença dos vereadores Betinho e Gilmar da Cruz (ambos do PRB), e diversos jovens interessados no assunto

Publicado em 04/04/2019 - 00:00

Campo Grande (MS) – Em meio ao debate mundial sobre o impacto das Fake News (notícias falsas), o PRB Juventude de Mato Grosso do Sul, coordenado pelo estudante Khristofer Rizzo, iniciou no dia 1º de abril, na Câmara Municipal de Campo Grande, uma série de encontros para debater e combater a difusão de conteúdos mentirosos despejados diariamente na sociedade.

O evento contou com a presença dos vereadores Betinho e Gilmar da Cruz (ambos do PRB), e diversos jovens interessados no assunto. Na ocasião, foram discutidos casos recentes de fake news e a importância da checagem de conteúdo por parte da população.

Durante sua fala no debate, Khristofer Rizzo chamou a atenção para a propagação das fake news que, segundo ele, prejudicam a democracia e causam prejuízos irreparáveis a quem é vítima desse tipo de informação. Ele afirmou que o PRB Juventude está na luta em combate às notícias falsas.   

“A juventude está muito antenada na internet, o que causa um alto índice de usuários nas redes sociais, mas o problema maior é que muitas vezes as pessoas vêm alguma matéria ou reportagem e saem compartilhando sem ao menos pesquisar a fonte. Vamos promover a conscientização por meio de debates nas escolas e empresas para que as fake news se tornem cada vez menos frequente em nosso estado”, destacou o coordenador.

Dados do maior estudo já realizado sobre a disseminação de notícias falsas na internet, realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês) dos Estados Unidos, apontam que as Fake News se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente pelo mundo.

Cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as postagens falsas mais populares – aquelas que estão entre o 1% mais replicado – atingem de mil a 100 mil pessoas, diz o estudo.

“Indubitavelmente a Juventude de Mato Grosso do Sul está empenhada em combater as notícias falsas e na luta por um estado melhor para todos”, disse Khristofer Rizzo.

Além dos vereadores republicanos, o encontro contou com a presença do subcoordenador do PRB em Campo Grande, Thiago; e a coordenadora estadual do PRB Mulher, Desire Queiroz.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

Reportar Erro