Campanha incentiva a participação dos jovens na política

Iniciativa visa estimular o público jovem a participar ainda mais das discussões políticas da sua cidade

Publicado em 01/07/2020 - 14:45

Brasília (DF) – Com o objetivo de incentivar a participação de jovens na política e nas eleições municipais, que serão realizadas este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na segunda-feira (22), a campanha digital “Eu na Prefeitura, Eu na Câmara”. A ideia da iniciativa é que os jovens apresentem propostas de melhorias para suas cidades, além de e alertar esses eleitores sobre a importância do voto consciente.

De acordo com a Corte Eleitoral, a medida visa fortalecer a democracia e ampliar o debate sobre os problemas do país.

Com as proximidades das eleições, que de acordo com o novo calendário eleitoral estão marcadas para os dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turnos respectivamente, os jovens entre 16 e 25 anos podem enviar até o dia 3 de julho um vídeo de 30 segundos, respondendo sobre o que falta na sua cidade e o que poderia fazer para melhorar a situação se fosse eleito prefeito ou vereador do município. Os melhores vídeos vão fazer parte de uma campanha da Justiça Eleitoral de incentivo ao voto.

Saiba por onde enviar o vídeo clicando AQUI.

Campanha incentiva a participação dos jovens na políticaNa avaliação do secretário nacional do Jovens Republicanos, Renato Junqueira, a participação do jovem na política fortalece a democracia e aumenta o nível das discussões políticas locais. “Essa iniciativa alerta nossos jovens sobre a importância do voto consciente, das mudanças positivas por meio da participação política e nos ensina que as soluções democráticas acontecem tendo como base a escuta e o diálogo”, frisou.

Segundo o TSE, o Brasil conta com 1.310.194 jovens eleitores com voto facultativo (16 e 17 anos).

Novo calendário eleitoral

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Congresso Nacional promulgou a PEC 18/2020 que fixou novas datas para a realização das Eleições 2020. Os dois turnos serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. As datas anteriores eram 4 e 25 de outubro.

Republicanos defende a participação dos jovens na política

Dos partidos que têm o perfil centro-direita, o Republicanos é o que desponta com mais filiados entre 16 e 34 anos. É o que mostra um levantamento interno com base nos dados divulgados em abril pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A sigla saiu de 109.852 filiações nessa faixa etária em dezembro de 2019 e saltou para 124.252 em abril de 2020. O crescimento republicano acumulou a expressiva variação positiva de 13,11%, com o registro de 14.400 novos filiados jovens, ocupando a 4ª posição entre os demais partidos.

Por Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

 

Reportar Erro