A reação da juventude

Artigo escrito por Renato Junqueira, coordenador nacional do PRB Juventude

Publicado em 12/08/2017 - 00:00

Comemorado em 12 de agosto, o Dia Nacional da Juventude foi decretado oficialmente com a Lei nº 10.515, de 11 de julho de 2002. Além de uma conquista, que volta os olhos para esse importante grupo social, a data também nos traz reflexões sobre a responsabilidade que temos como futuro de nossas famílias e futuro do nosso Brasil.

É importante, antes de tudo, despertar o espírito de reação que temos. Reação no sentido geral da palavra: força, modificação, movimento e atitude. A juventude carrega consigo sonhos e um vigor próprio de quem tem disposição para realizá-los, em todos os sentidos da vida: pessoal, familiar, estudantil, profissional. E por que não na política? Para que tenhamos uma sociedade mobilizada é necessário o empenho da juventude nos espaços de decisão.

Por meio da participação efetiva na política, por exemplo, no envolvimento e debate sobre os temas decisivos, na fiscalização dos gestores e serviços públicos, o jovem pode tornar-se um verdadeiro agente de mudanças, quer seja em sua casa, em seu bairro, município, estado ou País. Aliar conhecimento a ações pode fazer total diferença.

Sabemos que nós, jovens, somos idealistas, visionários, com um grande desejo de transformação. Mas para que nossas ideias sejam realizáveis, não podemos ser desistentes ou ociosos. Temos que ser participativos. Esqueçamos o derrotismo e o pessimismo. Vamos empunhar a bandeira da união por um objetivo: reagir e transformar.

É necessário aplicarmos isso no dia a dia, para construirmos uma sociedade mais justa, coesa, a qual todos possam pertencer com dignidade. Desta forma, nos sentiremos parte do todo, membros com voz ativa e representados pela classe política. Precisamos que jovens de bem ingressem na política e tragam consigo a renovação de mentalidade e atitude.

Vamos construir o Brasil dos nossos sonhos.
Junte-se a nós, da Juventude Republicana. Bora reagir!

*Renato Junqueira é presidente da Fundação Republicana Brasileira e coordenador nacional do PRB Juventude

Reportar Erro