Aprovado pedido para que órgãos apresentem dados sobre campos de petróleo

Precisamos ter sensibilidade, nossos idosos merecem respeito!

Artigo escrito por Ossesio Silva, deputado federal pelo Republicanos Pernambuco

Publicado em 01/10/2019 - 00:00

Hoje, 1º de outubro, comemoramos o “Dia do Idoso”, onde muitas ações, solenidades e seminários são realizados para falar sobre políticas públicas em defesa dos direitos da pessoa idosa. Refletindo sobre nossas conquistas, vejo que estamos avançando, mas ainda enfrentamos muitos desafios para a efetivação dos direitos desse segmento da população.

Segundo dados do Centro Internacional de Longevidade Brasil em 1950, haviam 50 milhões de pessoas idosas no mundo, mas até o ano de 2050 serão 400 milhões.

No Brasil, o maior problema em relação ao aumento da população idosa é falta de preparo e a ausência de sensibilidade na condução dos serviços sociais. Como idoso, parlamentar e defensor dessa bandeira, tenho trabalhado arduamente para fomentar políticas públicas que atendam de forma assertiva e eficaz essa parcela da população.

Precisamos ter sensibilidade, preparar nossa sociedade e familiares para lidar com o envelhecimento. Cuidar de um idoso não é fácil, e constantemente, nos deparamos com inúmeros casos de maus-tratos. Isso é lamentável, mostra a falta de senso e preparo do ser humano refletido em suas atitudes.

Os idosos têm direito a dignidade e precisam ter sua integridade física e psíquica preservadas, isso é o mínimo. Necessitamos de ações de conscientização e prevenção para o envelhecimento saudável, assim vamos onerar menos o sistema público de saúde e vamos conseguir prevenir doenças.

É necessário que a população tenha acesso a informações básicas de como cuidar de um idoso, em relação à alimentação, nutrição adequada, atividade física e controle de peso. Na Câmara dos Deputados, sugeri ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, a criação de programas de segurança alimentar e nutricional voltados aos idosos. No mês de junho, protocolei três projetos de lei que visam garantir a qualidade de vida dos idosos. Tenho trabalhado pela valorização e respeito da nossa categoria e continuarei fazendo isso.

A compreensão do envelhecimento populacional é importante em todas as esferas: familiar, social, comercial e, também, na saúde pública. Venha comigo e vamos juntos trabalhar e defender os direitos da pessoa idosa. Nossos idosos merecem respeito, conto com você nessa missão. Nosso mandato se fortalece com sua participação!

No Dia do Idoso, vamos celebrar e buscar novas conquistas!

*Ossesio Silva é deputado federal pelo Republicanos Pernambuco

Reportar Erro